Potencial turístico pode gerar receita

Fotografia: André Brandão

Fotografia: André Brandão

O embaixador de Portugal em Angola considerou que a aposta no grande potencial turístico do país é uma forma de diversificar as receitas e valorizar os monumentos históricos espalhados pelo território angolano.

João da Câmara, que foi a Massangano com uma delegação composta por 27 empresários de várias áreas, afirmou que a localidade tem grande potencial turístico e pode gerar receitas à província, se as áreas turísticas forem bem aproveitadas e reabilitados todos os edifícios históricos que marcaram a batalha de Massangano.
O diplomata disse à imprensa que a sua deslocação ao Cuanza Norte teve como objectivo principal trocar impressões sobre o potencial social e económico da província, e analisar áreas de negócios para os investidores portugueses.
“Massangano tem locais lindíssimos e com um potencial turístico fantástico, com várias vertentes ligada ao Rio Cuanza, vários edifícios históricos e bonitos da época da colonização portuguesa, que faz deste sítio um verdadeiro local de memórias históricas”, afirmou.
Na sua perspectiva, é necessário reabilitar os edifícios, para dar às estruturas alguma actividade económica. Além disso, falou na possibilidade de se construirem hotéis, bares e restaurantes para atrair pessoas, como os peregrinos que rezam na igreja Nossa Senhora da Vitória, e o grande número de turistas que passam pelo local.
João da Câmara afirmou que o povo português tem Massangano como uma referência histórica, que ao longo do tempo serviu de ponte entre Angola e Portugal, na época de Paulo Dias de Novas e de Ngola Kiluange.
Em Massangano, João da Câmara visitou os escombros do antigo tribunal casa de reclusão, construído no século XVI, a praça dos escravos, a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, a Câmara Municipal e a Fortaleza de Massangano, onde se travaram grandes batalhas entre as tropas portuguesa e holandesa.
O embaixador visitou ainda o estaleiro da empresa portuguesa Angolaca, instalada a 10 quilómetros da sede municipal, e o centro de formação profissional de Dom Bosco do Dondo.

FacebookTwitterGoogle+