Portugueses infectaram-se fora de Angola

MINISTRA DA SAÚDE, SÍLVIA LUTUCUTA, DESCARTA INFECÇÃO DE TRÊS PORTUGUÊSES EM ANGOLA
FOTO: NELSON MALAMBA
Três dos seis portugueses supostamentes contaminados com o novo cornavírus em Angola estão descartados dessa hipotese, apesar de saírem do país numa altura em que já se registava a pandemia entre os angolanos.
A informação foi avançada hoje pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucua, adiantando que os mesmos contraíram a doença em outras paragens, de acordo com as autoridades portuguesas, após testes e investigações sobre o assunto que implica os dois Estados.
“A respeito dos cidadãos portugueses que supostamente importaram a infecção de Angola, três casos estão excluidos e tres carecem de apuração informação por parte do Ministério da Saúde de Portugal, que deve informar ao Governo de Angola”, referiu.
Segundo a também porta-voz da Comissão Interministerial para Resposta à Covid-19, do referido grupo, três infectaram-se naquele país europeu, não havendo ainda certeza quanto aos outros. “Vamos apurar os restantes 3 casos” – resumiu.
Angola regista, actualmente, 71 casos positivos, com quatro óbitos, 18 recuperados e 49 cidadãos doentes activos a receberem tratamento médico nos centros criados para o efeito, numa altura em que Portugal controla também alguns angolanos infectados.