Portugal reafirma parceria estratégica com Angola

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, reafirmou, nesta terça-feira, em Luanda, a parceria estratégica com Angola, entre outros, nos domínios da construção, indústria, do comercial, financeiro e empresarial.

Em declaração à imprensa, no final de um encontro com o chefe da diplomacia angolana, Téte António, o governante português disse ter sido abordado o reforço da cooperação bilateral, sobretudo no capítulo da diversificação da economia.

João Gomes Cravinho afirmou que o encontro serviu, também, para abordar questões sobre os vistos, a parceria estratégica existente, entre os dois países, tendo analisado a possibilidade de uma maior participação dos operadores portugueses no desenvolvimento de Angola.

O ministro João Gomes Cravinho explicou que a visita de trabalho a Angola tem uma dimensão simbólica e outra prática. Sublinhou que era importante sinalizar essa parceria no início do “meu mandato como ministro dos Negócios Estrangeiros”.

O governante referiu que “Angola é um parceiro bilateral da maior importância. É neste momento, também, presidente da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e, portanto, há uma dimensão simbólica”.

Para o chefe da diplomacia angolana, Téte António a visita do homólogo português vem reforçar a cooperação existem entre os dois países em vários domínios.

Angola e Portugal estabeleceram relações diplomáticas a 9 de Março de 1976.

Portugal é dos principais parceiros comerciais de Angola, com forte presença nos sectores da construção, banca, exportação de produtos alimentares e bebidas.

O estabelecimento das relações diplomáticas foi antecedido da abertura, por Portugal, em Janeiro de 1976, do seu Consulado Geral em Luanda.

Angola é um dos principais investidores em Portugal, com actividades que vão desde a energia às telecomunicações e banca.

FacebookTwitterGoogle+