Porto do Namibe supera recorde de exportação de granito

O Porto do Namibe registou na última semana de Março deste ano a maior operação de exportação de rochas ornamentais, com 52 mil 650 toneladas de granito bruto, recorde histórico desde 1954, altura em que foi criado.

De acordo com um comunicado de imprensa do Gabinente de Comunicação Institucional e Marketing do Porto do Namibe enviado a ANGOP, em Moçâmedes, a maior operação de que se tinha registo ocorreu em 2017, com o registo de 17 mil 288 toneladas.

A média de rochas exportadas numa semana, entre granito e mármore, é de 17 mil toneladas e o destino das pedras brutas foi o Porto de Xiemen, na China, sendo o exportador a empresa angolana Hipermáquinas.

“As operações de embarque tiveram início no terminal comercial pela concessionaria Sogester, no dia 22 de Março, e foi concluída no terminal  minaraleiro do Saco-Mar”, lê-se na nota.

A exportação de rochas ornamentais representa 90 por cento do volume de mercadorias movimentadas pelo Porto do Namibe.

Salienta que, como resultado deste aconteceimento, outros exportadores de granito manifestaram interesse de realizar operações do genéro, fruto da crescente procura dessa matéria-prima no mercado internacional.

Face ao crescente volume das exportações, refere o documento, foram recentemente instaladas no terminal comercial do Porto do Namibe duas novas gruas móveis que estão a proporcionar maior celeridade ao processo, reduzindo o tempo de operação dos navios, as despesas e a escala dos fretes.

Em 2021, o Porto do Namibe movimentou 950 mil toneladas de mercadorias dibversas, ainda sem as novas gruas modernas e com todas as restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

FacebookTwitterGoogle+