Polícias da SADC alinham posições

Fotografia: JA
O inspector-geral da Polícia Nacional, comissário chefe Alberto Jorge Antunes, participou, até ontem, em Windhoek, na reunião anual dos chefes de Polícia da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O fórum teve como principal objectivo planificar acções combinadas de combate à imigração ilegal e ao crime organizado “para que as polícias da região possam falar a mesma linguagem operativa”.
O fórum também serviu para a troca de impressões com os seus homólogos dos vários países, para cimentar as relações de trabalho, de amizade e de cooperação. Jorge Antunes esclareceu que o país “está a sofrer uma invasão silenciosa”, daí ser necessário concertar com outros países mecanismos de combate à imigração ilegal.
No caso concreto da Namíbia, explicou, “fazemos patrulhamentos conjuntos ao longo da fronteira, realizamos acções comuns para que os crimes que se cometem nestes dois países possam ser rapidamente esclarecidos”. Os resultados desse trabalho conjunto “são favoráveis e animadores e por isso é que ainda não desistimos em realizar estes eventos”.