Pedro Canga viaja esta semana para Roma

Fotografia: Paulo Mulaza

Fotografia: Paulo Mulaza

O ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga, viaja esta semana para Roma, onde deve encontrar-se com o seu homólogo italiano, à luz da estreita cooperação existente entre Angola e Itália nesse sector da economia.

A visita de trabalho do governante angolano foi anunciada pelo embaixador italiano, Giorgio Di Pietrogiacomo, após uma audiência concedida pelo Presidente da República, na Cidade Alta.
Desde o ano passado, fruto dos acordos assinados aquando da visita do Presidente José Eduardo dos Santos à Itália, a cooperação entre os dois países no sector agrário ganhou um novo impulso, com trocas de visitas de altos responsáveis e de técnicos.

O embaixador Giorgio Di Pietrogiacomo destacou esse novo dinamismo ao fazer alusão às frequentes trocas de visitas oficiais de diferentes sectores, com realce para Agricultura, Pescas, Indústria, Transportes, Petróleos e Defesa.
“A semana passada tivemos em Itália uma delegação do Ministério das Pescas a visitar várias cidades pesqueiras italianas e aguardamos nos próximos dias uma visita do ministro da Agricultura”, referiu o diplomata.
O ano passado, Afonso Pedro Canga esteve em Itália para ser um dos prelectores do Fórum Internacional da Agricultura, evento organizado pelo Ministério da Política Agrícola da Itália, que reuniu ministros da Agricultura de 150 países. O fórum fazia parte do programa da Exposição Universal Milão (Expo’2015).

Pedro Canga destacou na ocasião que as políticas do Governo angolano têm por objectivo garantir a segurança e soberania alimentar, a geração de emprego e renda para as pessoas, o desenvolvimento rural, a diversificação da economia e o aproveitamento racional dos recursos naturais que o país possui. “Os governos e as sociedades devem encontrar as estratégias mais adequadas e mais justas para que a agricultura, enquanto fonte de energia e da vida, possa desenvolver-se de forma sustentável, responsável e que respeite o homem e o futuro do planeta”, enfatizou o ministro.

De visita a Angola, o ministro italiano das políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais, Maurizio Martina, participou num Fórum de Negócios Angola-Itália, no âmbito da Feira Internacional de Luanda (FILDA), onde participaram 71 expositores. Durante a visita, Maurizio Martina e Pedro Canga assinaram um Memorando de Entendimento no domínio da agricultura.

O governante italiano disse na ocasião que o seu país pretende colocar à disposição de Angola o seu vasto conhecimento em termos de tecnologia e experiência no campo agroalimentar. “Sabemos que existem projetos e empresas interessadas em colaborar connosco. Temos modelos agrícolas baseados em empresas familiares, penso que este modelo agrícola pode ir ao encontro da experiência angolana. Estamos muito interessados em colaborar”, frisou Maurizio Martina, que transmitiu o interesse de “empresas privadas italianas em investir em Angola”.

“Devemos trabalhar em conjunto para vermos os tempos certos, ter respostas claras, mas aqui estão 70 empresas dispostas a investir em Angola”, frisou, antes de sublinhar a necessidade de serem criadas todas as condições para segurança do investimento e o estabelecimento de parcerias.

Por sua vez, o ministro da Agricultura de Angola, Afonso Pedro Canga, disse que o país conta com a cooperação internacional para o relançamento e desenvolvimento da agricultura, esperando igualmente o apoio da Itália.
“A Itália tem uma agricultura desenvolvida, tecnologia, tem empresários dinâmicos e penso que este fórum vai também ajudar a estreitar o relacionamento entre os empresários angolanos e italianos do setor da agricultura em geral e do sector alimentar em particular”, sublinhou Afonso Pedro Canga.

FacebookTwitterGoogle+