Paz permite desminagem de todas áreas suspeitas de minas na província
A paz efectiva que se vive no país permite que se realize a desminagem em todas áreas suspeitas de minas na província do Cunene, disse o oficial de ligação da Comissão Nacional Intersectorial de Desminagem e Assistências Humanitárias (Cnidah) na região, Mário Satipamba.
Em declarações à Angop, a propósito do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, a assinalar-se a 4 de Abril, sublinhou que volvidos os 12 anos de paz efectiva no país muito se está a fazer no concerne à desminagem, abrangendo todas as áreas suspeitas de minas, pois antes de 2002 era feita com limitações.
Disse que havia áreas suspeitas de minas inseguras para desenvolver o exercício de desminagem e hoje já é possível realizar esta actividade nas várias áreas da província, onde se necessita de intervenção do género.
É um grande ganho, é notório o progresso no concernente ao fomento agrícola, habitacional com a desminagem das reservas fundiárias e campos, bem como espaços para linhas de transporte de energia, construção de estradas e reabilitação dos caminhos de ferros no país, sublinhou.
O 4 de Abril foi consagrado como Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, por ter sido nesse dia, em 2002, que se assinou o Memorando de Entendimento Complementar ao Protocolo de Lusaka (Zâmbia), entre o Governo e a Unita, que pôs fim a mais de 27 anos de guerra.
A Comissão Nacional Intersectorial de Desminagem e Assistência Humanitária no Cunene tem como prioridade para 2014 a limpeza e desminagem dos principais troços rodoviários a nível da província, impulsionando o fomento agro-pecuário e a circulação de pessoas e bens.
A Cnidah no Cunene controla duas operadoras de desminagem como a brigada das Forças Armadas Angolanas e do Instituto Nacional de Desminagem na região (INAD).