Paulo Portas visita pavilhão de Angola
O vice-primeiro ministro português, Paulo Portas, visitou o pavilhão de Angola na 27ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), cujo encerramento foi ontem. Durante a visita, Paulo Portas realçou “a presença assídua” do país no certame.
Depois de se deixar fotografar com a equipa de expositores do Instituto de Fomento Turístico de Angola (INFOTUR), coordenada pela sua directora técnica, Laureth da Silva Bravo, Paulo Portas deixou palavras de encorajamento, visando o crescimento do sector turístico em Angola.
Na sua “brevíssima passagem” pelo “stand” de Angola, que continua a despertar a atenção de vários operadores estrangeiros, foi notório o interesse e crença dos portugueses no variado potencial turístico de Angola.
“Apesar do momento menos bom que o país atravessa, pela queda do preço do petróleo no mercado mundial, a esmagadora maioria dos agentes e investidores turísticos continua a ver em Angola um mercado bastante promissor”, rematou Laureth Bravo. Angola esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa com o principal objectivo de divulgar o potencial do país como destino turístico, “alvo de pretensões de vários operadores portugueses em fornecerem prestações de serviços”.
Outras metas do Instituto de Fomento Turístico de Angola no evento foram a captação de potenciais investidores e a troca de experiências com expositores de diversos países, no quadro do Plano Director Nacional do Turismo até 2020. Através do Instituto de Fomento Turístico de Angola, Angola evidenciou, entre outras, as Sete Maravilhas Naturais de Angola, designadamente as Quedas de Calandula (Malanje), Floresta do Maiombe (Cabinda), Lagoa do Carumbo (Lunda Norte), Grutas do Nzenzo (Uíge), Morro do Moco (Huambo), Quedas do rio Chiumbe (Lunda Sul) e Fenda da Tundavala (Huíla).
O Instituto de Fomento Turístico de Angola teve ainda expostas outras potencialidades turísticas, como as Quedas de Mupa (Huambo) e do Binga (Cuanza Sul), Serra da Leba (Namibe), as Pedras de Pungo Andongo, o Parque Nacional de Cangandala (ambos em Malanje), bem como a “história, cultura, tradição e natureza de Angola”.
Além do Instituto de Fomento Turístico de Angola, o país também esteve representado pela província de Benguela, que fez a sua estreia através da Associação de Hotelaria e Turismo de Benguela (AHTUB), visando a promoção da potencialidade turística da região.