Partidos da oposição enaltecem esforços do Executivo

DEPUTADOS À ASSEMBLEIA NACIONAL (ARQUIVO)
FOTO: FRANCISCO MIÚDO
Os partidos da oposição parlamentar manifestaram-se favoráveis à prorrogação do Estado de Emergência por mais 15 dias, tendo enaltecido os esforços do Executivo com vista a evitar a propagação de casos de Covid-19 no país.
O representante da FNLA, Lucas Ngonda, elogiou a atitude do Titular do Poder Executivo na tomada em tempo oportuno de medidas que visavam evitar a propagação de casos de coronavírus no país.
Defendeu a realização de testes nas comunidades, o mais rápido possível, para se saber com mais exactidão a realidade dos casos da Covid-19 no interior dos bairros.
Segundo Lucas Ngonda, constata-se uma lentidão na testagem de casos suspeitos nas quarentenas institucional e domiciliar.
Por seu turno, Benedito Daniel, do PRS, referiu que, apesar de Angola ter sido classificada como país de alto risco em relação a pandemia, pela fragilidade do seu sistema de saúde, as autoridades nacionais têm sabido, até agora, contornar a situação.
O líder do grupo parlamentar da CASA-CE, Alexandre Sebastião André, apesar de reconhecer os esforços empreendidos pelos Executivo para travar a propagação de casos da Covid-19 no país, solicitou a atenção do sector da Saúde para atender os pacientes com outras doenças que assolam a população, tais como a malária, diabetes e hipertensão arterial.
Já a vice-presidente do grupo parlamentar da UNITA, Albertina Ndolo, aplaudiu o desagravamento de medidas económicas ao permitir maior abertura dos mercados informais, visto que a maioria da população sobrevive desta prática.
A terceira prorrogação do Estado de Emergência entra em vigor às 0h00 de 11 de Maio e se prolongará até às 23h59 de 25 de Maio.