Partidos chamados a apoiar na mobilização

Fotografia: Arimateia Baptista
O Gabinete Central do Censo lançou, ontem, em conferência de imprensa, um apelo aos partidos políticos para se comprometerem na mobilização dos militantes para participarem do processo de Recenseamento Geral da População e Habitação em Maio próximo.
O coordenador do Gabinete Central do Censo, Camilo Ceita, disse não ser visível o comprometimento dos partidos políticos na preparação da maior operação estatística do país que, notou, “é para todos e de todos para a melhoria da qualidade de vida dos angolanos”.
Camilo Ceita realçou, contudo, a importância que as igrejas e a sociedade civil têm dado ao processo do Censo, informando que entre 28 deste mês e 10 de Maio vai decorrer em todo o país a última etapa do processo de formação de mais de 90 mil agentes de campo e supervisores que vão trabalhar no processo de Recenseamento Geral da População e Habitação.
O processo de formação visa capacitar os responsáveis directos pela recolha das informações junto da população em todas as províncias, informou o coordenador do Gabinete Central do Censo, notando que estão já a ser desenvolvidas actividades consideradas “vitais”, nomeadamente nos domínios da logística e mobilização.
“O gabinete está a fazer a pré selecção dos agentes de campo e supervisores em todo o país de entre 300 mil candidaturas”, sublinhou o coordenador do Gabinete Central do Censo, notando que 70 por cento desta cifra é preenchida pelas províncias de Benguela, Huíla, Luanda e Huambo.
Camilo Ceita anunciou que o Gabinete Central do Censo já começou a enviar viaturas às províncias para apoio do processo de Recenseamento Geral da População e Habitação, explicando que já foram entregues às províncias 313 viaturas, das 556 previstas, das quais 179 para as forças da ordem que vão garantir a segurança do processo.
“O Gabinete conta ainda com 100 carrinhas para a logística com uma capacidade para 3.500 toneladas e 220 camiões e, quando for necessário, temos localmente aviões de asas fixas e helicópteros, barcos, aeronaves e canoas”, esclareceu, acrescentando que em todas as províncias devem estar disponíveis espaços suficientes para evitar constrangimentos ao processo de distribuição do material a ser utilizado.
Áreas de difícil acesso
O Gabinete mapeou as áreas de difícil acesso, sobretudo nas províncias do Zaire, Cunene, Cuando Cubango e Moxico para onde foi alocado um número significativo de meios de transporte.
Camilo Ceita reconheceu que, apesar de a situação estar controlada, as chuvas podem condicionar a deslocação para algumas destas áreas.
O primeiro lote de 29 viaturas, das 59 previstas, para apoiar os agentes que vão trabalhar no Recenseamento Geral da População e Habitação na Huíla foi entregue ontem aos administradores municipais dos municípios da província.
A cerimónia de entregue das viaturas foi presidida pelo governador provincial em exercício da Huíla, Nuno Nadala Mahapi.
Na oportunidade, foram, igualmente, entregues viaturas aos administradores municipais de Caluquembe, Lubango, Quilengues, Gambos, Cacula, Jamba, Cuvango, Chibia, Humpata, Chipindo, Matala, Quipungo, Caconda.
O vice-governador provincial da Huíla para o sector económico, Sérgio da Cunha Velho, disse na ocasião que as viaturas são destinadas exclusivamente às tarefas do Censo. Foram entregues 29 viaturas às comunas e sete viaturas ao Comando Provincial da Policia Nacional.
O administrador municipal de Caluquembe, José Arão Nataniel, disse que as condições técnicas e humanas estão prontas para que a actividade decorra sem sobressaltos de 16 a 31 de Maio próximo.
Manuel Vicente, administrador municipal da Matala, anunciou que a sua região tem todas as condições criadas para que o Censo atinja todas localidades.
“Existem ainda algumas vias que ligam as sedes de comunas e sectores com estradas ainda péssimas. As viaturas ultrapassam esses obstáculos para que a sua abrangência seja um facto”, disse.
No município sede da província todas forças vivas estão mobilizadas, numa altura em que decorre o processo de entrevistas aos cidadãos candidatos à recenseadores.
Waku Kungo
Mil e noventa e cinco agentes de campo para o Censo 2014, entre supervisores e recenseadores, foram seleccionados no município da Cela, província do Cuanza Sul, informou o chefe do grupo técnico municipal, Eliseu Chiwca. Os agentes seleccionados vão começar a formação para o Censo no próximo dia 28 de Abril.
“Esta é a ultima fase depois da constituição das equipas técnicas executivas dos bairros (ETEC), dos assistentes técnicos comunais (ATC) e dos assistentes técnicos locais (ATL), afirmou Eliseu Chiwca.