Parlamento e Imprensa dão força à democracia

Fotografia: Angop
O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, garantiu ontem em Luanda, que o Parlamento quer manter um diálogo activo e permanente com os órgãos de comunicação social, com vista a uma maior aproximação com os cidadãos.
Fernando da Piedade Dias dos Santos, que falava na abertura do “Seminário sobre a Comunicação Social, Parlamento e o Cidadão\”, reconheceu que o trabalho desenvolvido pelos Media no país tem contribuído para o reforço da democracia.
O líder do Parlamento lembrou que os órgãos de comunicação social têm a responsabilidade de recolher a informação e disseminá-la com o rigor que a profissão exige. “A intenção do órgão legislativo é aprofundar a sua relação com a comunicação social e dotar os jornalistas de conhecimentos básicos que permitam uma melhor compreensão dos conceitos e terminologias parlamentares\”, disse.
Fernando da Piedade Dias dos Santos considerou que a liberdade de imprensa, desde que exercida de forma responsável e construtiva, constitui um dos pilares do Estado de Direito e Democrático.
A promoção e a formação de uma opinião livre e transparente, lembrou, são basilares nas sociedades democráticas. Por essa razão, acrescentou, a Assembleia Nacional defende uma maior interacção com a comunicação social, porque é a via que efectiva um dos princípios básicos deste poder.
O presidente da Assembleia Nacional quer mais publicidade dos actos parlamentares com isenção e promoção do exercício da cidadania, através de uma maior participação pública, embora tenha admitido que a comunicação social enfrenta sérios desafios impostos por meios alternativos de informação e comunicação, surgidos com a massificação do acesso à Internet.
Apesar desses avanços, reconheceu que a rádio, a televisão e os jornais vão continuar a ter uma posição dominante. O secretário-geral da Assembleia Nacional apresentou aos jornalistas os objectivos do seminário.
Agostinho de Neri disse que a intenção é a uniformização da linguagem jornalística parlamentar, de maneira a proporcionar ao público uma informação responsável e equilibrada dos actos produzidos pelos diferentes órgãos da Assembleia Nacional.
Este órgão de soberania, disse, quer melhorar a relação de trabalho com os vários órgãos de comunicação social, para melhor divulgação do trabalho dos parlamentares. Na presença do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, da segunda vice-presidente, Joana Lina, deputados, jornalistas dos vários órgãos de comunicação social e membros da sociedade civil, foi lançada a obra intitulada “O Exercício do Poder Decisório em Matéria Administrativa na Assembleia Nacional\”, do funcionário parlamentar Camilo Gomes Buange, falecido em 2011. A obra, apresentada pelo deputado Yaba Alberto, tem o prefácio de José Manuel Sérvulo Correia, professor, advogado e jurisconsulto português.
No seminário, que terminou ainda ontem, foram debatidos temas como “a evolução histórica do parlamentarismo em Angola\”, “administração parlamentar e os meios de comunicação social\”, “nomenclatura e terminologia parlamentar no contexto da comunicação social\” e “o parlamento, as tecnologias de comunicação e informação e a comunicação social\”.