NO PALÁCIO DE BELÉM, DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO À IMPRENSA
Muito obrigado, Presidente Marcelo Rebelo de Sousa!
Muito boa tarde aos presentes, aos senhores jornalistas e demais entidades!
Nós estamos a realizar esta visita a Portugal numa altura em que Angola vai comemorar – ou está a comemorar, pois o que conta é o ano, não o dia e o mês – o seu quinquagésimo aniversário da Independência nacional.
Nós viemos a Portugal para reforçar os laços de amizade e de cooperação entre os nossos dois países, Angola e Portugal.
Nunca as relações entre os nossos países estiveram a um nível tão alto, e o que nós pretendemos é trabalhar no sentido de manter esse nível e, se possível, melhorar.
Viemos também para agradecer o facto de o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que está em fim de mandato, ter-nos honrado com a sua presença em Angola em ocasiões distintas.
Eu dizia, há bocado, no encontro que tivemos entre as duas delegações, que ele é o Chefe de Estado que mais vezes visitou Angola.
Honrou-nos com a sua presença na cerimónia de investidura do meu primeiro mandato e no meu segundo mandato. Realizou visitas de Estado e visitas de trabalho. Esteve presente num momento difícil para Angola e os angolanos, quando perdemos o Presidente José Eduardo dos Santos.
Isso é um sinal de consideração. Mais do que isso: da amizade entre países, mas, sobretudo, entre povos. E, no caso, ele em representação do povo português.
Nós não podíamos deixar de fazer esta visita enquanto ele ainda é Chefe de Estado, uma vez que sabemos que se aproxima o momento em que vai ter que passar a cadeira presidencial àquele que vier a ser eleito para substituí-lo.
Nós agradecemos esta manhã, no encontro havido, o facto de Portugal nos ter dado a oportunidade não apenas de trabalhar a este nível — portanto cimeiro como do Presidente da República — como também a oportunidade do encontro que vamos ter em seguida com o Chefe do Governo, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro.
Da mesma forma que teremos também o encontro com o Presidente da Assembleia da República, que constitui um outro poder distinto da Presidência e do Governo, assim como a oportunidade que nos será dada de, amanhã, participar desse diálogo entre os Presidentes, como forma de encerrar o Fórum EurÁfrica, que termina amanhã.
Vamos aproveitar esta ocasião para falar não apenas das relações entre os nossos dois países. Vamos falar das relações com o continente africano, uma vez que assumo, neste momento, a Presidência da União Africana. E, com certeza, vamos falar dos grandes desafios que o globo enfrenta neste momento: o desafio da segurança alimentar, da segurança energética, da paz e da segurança que a todos preocupa.
Portanto, Presidente Marcelo, mais uma vez, muito obrigado por esta oportunidade de renovarmos os nossos laços de amizade e de cooperação entre Angola e Portugal.
Muito obrigado!