País na Feira Internacional

Fotografia: Paulino Damião

Fotografia: Paulino Damião

Angola participou de 9 a 12 do mês em curso em Alberta, Canadá, na Feira Internacional do Petróleo e Gás (GPS) cujo objectivo foi a exposição de novas tecnologias desta indústria, com destaque para os modelos de construção de plataformas e redes de serviços ligados ao ramo.

O embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola, Agostinho Tavares, que representou o país, considerou oportuna a participação do país na medida em que serviu para interagir com os interventores do ramo de outros países para a divulgação das oportunidades de negócio oferecidos pelo mercado petrolífero nacional.

Promovido pela Associação dos Engenheiros de Petróleo, o encontro serviu para as companhias petrolíferas mundiais exibirem os instrumentos tecnológicos considerados cruciais para esta indústria, nomeadamente, os novos modelos de plataformas, equipamentos de perfuração em altas profundidades, compressores de elevação artificial, instrumentos de exploração e produção de petróleo betuminoso, matérias de fabricação e construção de sondas.

Cerca de dois mil expositores de países como Estados Unidos da América, Canadá, China, Holanda, Coreia do Sul, México, Emirados Árabes Unidos, Áustria, República Checa, Noruega, Alemanha, Indonésia, Inglaterra, Itália, Rússia, Koweit, Suíça, Franca, Peru, Malásia, Bélgica, Espanha e Turquia, participaram no GPS.

O continente africano esteve representado pela Nigéria, que ocupou três stands, e a Líbia, através da companhia estatal, a Corporação Nacional de Petróleo (NOC). No evento foram realizadas diversas conferências, onde foram abordadas questões ligadas à introdução de inovações tecnológicas na produção e processamento de gás e petróleo e suas implicações, o uso da geologia e geofísica no processo de extracção bem como o emprego de tecnologia de ponta na recuperação do petróleo.

Para além dos países representados pelas empresas expositoras, o evento atraiu o interesse de países como a Austrália, Brasil, Colômbia, Índia, Arábia Saudita, Moçambique e Venezuela, que se fizeram representar com importantes delegações.

A edição de 2014, que contou com a participação de companhias oriundas de 100 países, foi visitada por mais de 65 mil pessoas.

FacebookTwitterGoogle+