País ibérico vê grandes oportunidades em Angola
O ministro da Energia, Indústria e Turismo de Espanha, José Manuel Sória Lopes, considerou ontem em Luanda que Angola é um país com oportunidades extraordinárias, apesar do actual cenário de queda do preço do barril do petróleo no mercado internacional.
O ministro espanhol, que fez estas declarações no termo da audiência que teve com o Vice-Presidente da República, disse ser notável a firmeza da parte do Executivo de seguir e fazer face às situações adversas da actual conjuntura económica, continuando a apostar nos serviços de empresas estrangeiras, com realce para as espanholas.
Com o Vice-Presidente da República, o ministro espanhol falou da conjuntura económica do país e sobre a vontade do Executivo de prosseguir a aposta nas empresas espanholas que operam em Angola nos mais variados sectores.
José Lopes assegurou que da parte das empresas e do Governo de Espanha existe a intenção de continuar a contar com Angola nos distintos sectores da vida económica e social, fundamentalmente na internacionalização das empresas espanholas. “Manifestámos a nossa intenção ao Vice-Presidente Manuel Vicente de continuar a contar com Angola como economia estratégica e estável para o desenvolvimento da internacionalização das empresas espanholas no estrangeiro, em geral, e em África, em particular”, referiu.
Geração de energia
Ainda ontem, o ministro espanhol teve também encontros com os ministros da Energia e Águas, João Baptista Borges, das Telecomunicações, José Carvalho da Rocha, dos Petróleos, José Maria Botelho de Vasconcelos, e da Geologia e Minas, Francisco Queiroz.
Com o ministro João Baptista Borges, o ministro espanhol discutiu questões sobre a energia eléctrica e a água. No segmento da energia, José Lopes disse que a Espanha tem interesse em apoiar Angola a ver aumentada a sua capacidade de geração de energia, bem como as suas infra-estruturas de transportes e distribuição.
Ainda em matéria de energia e águas, disse, as empresas espanholas reúnem reconhecida experiência, tecnologia e conhecimento. “Ao longo destes últimos anos, as empresas espanholas mostraram que estão dispostas a investir em Angola.”
José Manuel Sória Lopes disse ter notado o interesse do ministro João Baptista Borges em tudo quanto diga respeito ao aumento da capacidade de geração de energia e água potável.