Órgão liderado por angolano
O brigadeiro angolano Victor Pedro Manuel Muzoi foi confirmado no posto de comandante do Mecanismo de Verificação Conjunto Alargado da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos.
O Ministério das Relações Exteriores informa numa nota que a anuência ocorreu durante a reunião do Comité dos Chefes do Estado Maior de Defesa da organização inter-regional, realizada em 11 e 12 de Junho, em Luanda.
Na abertura da reunião, o ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, afirmou que Angola procura responder com prontidão ao desejo comum de paz efectiva, estabilidade política, económica e social dos países dos Grandes Lagos.
João Lourenço garantiu que Angola assume com responsabilidade a presidência da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e compromete-se a contribuir para que esta região de África seja uma zona de paz, tranquilidade e de desenvolvimento.
Vincou que a cooperação entre os países membros deve ser baseada em valores de interesse comum, em prol da segurança e prosperidade dos países membros.
O comunicado do Ministério das Relações Exteriores salienta que, em conformidade com os Estatutos da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, o Comando do Mecanismo de Verificação Conjunto Alargado, por inerência, é atribuído a um militar da classe de generais do país que preside à organização, no caso Angola, em exercício rotativo desde 15 de Janeiro.
Antes da nomeação, o brigadeiro Victor Muzoi desempenhava a função de adido de Defesa junto da Embaixada de Angola na RDC.