Operadoras devem estender a rede de telecomunicações

Fotografia: JA
O secretário de Estado das Telecomunicações, Aristides Safeca, pediu, quarta-feira, em Cabinda, às operadoras de comunicações móveis para instalarem retransmissores em todas as comunas, para facilitar o acesso da população a esses serviços.
Aristides Safeca, que falava no âmbito de uma visita de trabalho de dois dias a Cabinda, disse que o objectivo é estender as telecomunicações até às áreas mais recônditas do país, para que as populações das zonas fronteiriças deixem de recorrer às operadoras dos países vizinhos.
Além do aspecto comercial, sublinhou que a extensão do sinal de telemóvel a todo o território nacional é uma questão de soberania, para facilitar o acesso das populações dessas áreas aos serviços das operadoras nacionais.
O secretário de Estado assegurou que o Plano Nacional de Desenvolvimento do sector das Telecomunicações executado pelo Executivo prevê a expansão da rede de telemóvel a todo o país, num programa de médio e longo prazo.
Durante a sua estadia na província mais a norte do país, o secretário de Estado deslocou-se aos municípios de Belize e Cacongo, onde se inteirou da realidade do sector e das condições para a extensão do sinal de telemóvel às comunas de Minconje e Massabi.