Novo centro de tratamento em Viana

CITADIDOS E VIATURAS CIRCULAM NORMALMENTE, EM VIANA, EM PLENO ESTADO DE CALAMIDADE FACE À COVID-19 FOTO: PEDRO PARENTE

CITADIDOS E VIATURAS CIRCULAM NORMALMENTE, EM VIANA, EM PLENO ESTADO DE CALAMIDADE FACE À COVID-19
FOTO: PEDRO PARENTE

O município de Viana vai contar, a partir de quarta-feira (dia 3), com um novo Centro de Rastreio e Tratamento da covid-19, com 60 camas inicialmente, numa iniciativa da Sonangol E.P, através da Clinica Girassol, no quadro da sua responsabilidade social empresarial.

Localizada no quilómetro 27 (KM 27), numa área afastada da comunidade, a unidade objectiva prestar atendimento diferenciado e humanizado a paientes infectados com o novo coronavírus (Sars – CoV – 2), indica um comunicado da referida petrolífera a que a Angop teve acesso hoje.

O Centro, o segundo desse município especificamente para a covid-19, depois do de Quarentena do Calumbo) reserva, nessa primeira fase, 30 camas para pacientes em cudados diferenciados e igual número para internamento de casos moderados.

Segundo a nota, o novo Centro de Rastreio e Tratamento de Viana deverá cumprir rigorosamente com todas as medidas de biossegurança no que diz respeito  aos equipamentos de protecção individual e processamentos padrão instituídos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A abertura deste novo espaço vai permitir que o actual Centro de Rastereio e Tratamento da Covid-19, localizado no Edifício 2, adjacente à Clinica Girassol, seja desactivada, regressando ao seu normal funcionamento” – explica a nota.

Nesta altura, Angola regista 86 casos (entre homens e mulheres), dos quais quatro mortos, 18 recuperados e 64 activos, incluindo um bebé de um mês e outro de dois meses de vida.

Segundo o Boletim Epidemiológico, por esta altura, o Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS) processou 10 mil 451 amostras, das quais 86 positivas (57 de transmissão local) e nove mil e 911 negativas, estando as restantes 454 em processamento.

FacebookTwitterGoogle+