Novas instalações militares na Jamba

Fotografia: Dombele Bernardo

Fotografia: Dombele Bernardo

As instalações da unidade militar da Jamba, na província do Cuando Cubango, foram reabilitadas e construídas novas infra-estruturas, como o comando, centro médico e casernas para os militares ali destacados.

Situada numa área de 25 mil metros quadrados e vedada por malha elástica, a unidade militar reabilitada e ampliada foi ontem inaugurada pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), Geraldo Sachipengo Nunda.
As novas instalações do quartel representam o cumprimento de orientações do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que recomendou uma maior e especial atenção à criação e melhoria das condições de vida e de trabalho dos militares.
O tenente Luís Cassanga disse que a tropa destacada na Jamba tem o moral alto e agora mais elevado com a reabilitação e ampliação do quartel. Natural da heróica cidade do Cuito Cuanavale, Luís Cassanga está na Jamba desde 2005 e sente-se feliz com as condições existentes no quartel.
O quartel da Jamba está localizado cerca de 15 quilómetros da pista do antigo aeroporto da Jamba e a três da sede da comuna do Luiana, município do Rivungo, no Cuando Cubango.
Luiana (Jamba) tem mais de seis mil habitantes e ganha nova vida com a construção de novas infra-estruturas. Estão a ser construídas 50 casas sociais, um hospital com capacidade para 70 camas e  uma escola de 20 salas.  Estão também em execução projectos de abastecimento de água potável, de fornecimento de energia eléctrica e de telecomunicações.
A administradora comunal de Luiana, Cristina Capapo, anunciou para breve a instalação de uma antena da operadora Unitel. A agricultura não tem tido sucessos devido à acção dos elefantes, que invadem as lavras. O recurso aos pequenos negócios é a alternativa para muitos jovens.

FacebookTwitterGoogle+