NOTA DE IMPRENSA

IMG_7260

 

NOTA DE IMPRENSA

Maria do Rosário Sambo testemunha

acordos com universidades angolanas

A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, S. Exa. Maria do Rosário Sambo, testemunhou ontem em Lisboa a assinatura de diversos acordos entre a Universidade Nova de Lisboa e duas das suas congéneres angolanas: a Universidade José Eduardo dos Santos e a Universidade Katyavala Bwila.

 

Tendo por cenário o anfiteatro da aula magna do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, actualmente dirigido pelo médico angolano Dr. Filomeno Fortes, o acto contou também com a presença, entre outros, de S. Exa. ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e de S. Exa. Embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca.

 

Na ocasião, a Ministra Maria do Rosário Sambo sublinhou a importância dos acordos que agora foram assinados e recordou que desde Novembro deste ano existe um plano de acção assinado entre o Governo de Angola e de Portugal, que “constitui um vasto leque de oportunidades para melhorar a formação do ensino superior no nosso país”.

 

Este plano de acção, segundo a Ministra Maria do Rosário Sambo, insere-se no esforço de resolução de um dos principais desafios do sector do ensino superior em Angola: “a criação de condições para possibilitar a formação, pós-gradução, no interior do país”.

Criado em 1902, o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa é actualmente dirigido pelo médico Angolano Filomeno Fortes, estando também encarregue de coordenar a implementação dos acordos agora assinados e que envolvem as Universidades José Eduardo dos Santos e Katyavala Bwila, que neste evento estiveram representadas pelos seus reitores, Professores Cristóvão Simões e Albano Ferreira, respectivamente.

 

Esta actividade encerrou a agenda de uma vista de trabalho da Ministra Maria do Rosário Sambo a Portugal, que começou com a sua participação, quinta-feira, numa mesa redonda organizada pelos bolseiros angolanos que se encontram a estudar na região de Lisboa, seguida por reuniões separadas com os ministros portugueses da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, respectivamente Dra. Marta Temido e Dr. Manuel Heitor.

 

No fim de semana, a Ministra Maria do Rosário Sambo esteve na cidade do Porto, onde foi convidada especial da reunião conjunta das academias médicas de Portugal e do Brasil, evento que foi encerrado pelo Presidente da República de Portugal, S. Exa. Professor Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Serviços de Imprensa da Embaixada da República de Angola em Portugal, a 09 de Dezembro de 2019.-

Para eventual contacto, ligue para o 00351963708053

 

FacebookTwitterGoogle+