Noruega disponível para cooperação

Fotografia: Paulo Mulaza
A embaixadora da Noruega em Angola, Ingrid Ofstad, assegurou ontem que o seu país pretende manter os “fortes laços” de cooperação política e parlamentar com Angola.
A diplomata falava à imprensa no final de um encontro com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e disse que as relações são “muito fortes” entre Angola e Noruega no domínio petrolífero, pescas, direitos humanos e sector da energia.
A diplomata disse ter abordado com Fernando da Piedade Dias dos Santos questões relacionadas com a cooperação entre os dois países nos mais variados domínios. Fernando da Piedade Dias dos Santos informou-a sobre o funcionamento da Assembleia Nacional, com a qual a congénere da Noruega quer reforçar a cooperação.
Recentemente, o Ministério das Pescas e a Noruega assinaram um acordo para o reforço das capacidades técnicas e de gestão dos recursos pesqueiros em Angola. O acordo foi assinado pelo director nacional de Intercâmbio do Ministério das Pescas, Dielobak Ndombele, e pelo coordenador do Projecto de Cooperação entre Angola e Noruega para as Pescas, Bjorn Sergistad.
A embaixadora da Noruega em Angola, presente no acto, disse que o acordo visa gerir os recursos marinhos e desenvolver uma política de pescas saudável, de longo prazo e com rentabilidade sustentável dos recursos. “Sinto-me feliz pela experiência da Noruega sobre gestão dos recursos pesqueiros e espero que traga benefícios às populações e gerações futuras”, afirmou a embaixadora Ingrid Ofstad.
A diplomata referiu que a Noruega tem projectos de cooperação no domínio das pescas na América Latina, Ásia e África, e transmite há décadas os seus conhecimentos sobre gestão das pescas aos países parceiros. Ingrid Ofstad sublinhou que Angola e Noruega têm abundantes recursos naturais, como peixe e petróleo, e devem, por isso, melhorar e reforçar o controlo de tais recursos.
Sahara Democrático
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, recebeu ontem em audiência o embaixador da República Árabe Saharaui Democrática. Malainine Sadik-Bachir disse que falou com o líder parlamentar sobre o desenvolvimento político e parlamentar da República Árabe Saharaui Democrática.
“Informei sobre os últimos desenvolvimentos que tiveram lugar na República Árabe Saharaui Democrática e discutimos questões bilaterais entre os dois países e os seus parlamentos”, disse.
O diplomata disse que transmitiu ao presidente da Assembleia Nacional a gratidão do povo saharaui pela solidariedade prestada por Angola na luta de libertação do seu país. Malainine Sadik-Bachir reconheceu que Angola tem dado passos importantes para a consolidação da democracia.
“Exprimo a minha satisfação pelo esforço considerável que o Governo angolano tem estado a fazer para o desenvolvimento e estabilidade do país”, referiu.