NIQ aprova projecto de padronização de produtos

O Instituto Nacional das Infra-Estruturas da Qualidade (INIQ) aprovou os termos de referência do Projecto Nacional da Avaliação da Conformidade (Pronac), que visa a padronização dos produtos nacionais, soube hoje a ANGOP.

O projecto, entre outros objectivos, prevê apoiar a produção nacional, a inserção dos produtos no mercado internacional de forma competitiva e com qualidade, contribuindo para um desenvolvimento sustentável.

Segundo a directora geral do instituto, Olga Dicamba, que falava à ANGOP hoje, quarta-feira,  assegurou fazer parte dos propósitos do plano apoiar o crescimento industrial e garantir a competitividade da produção nacional, aumentar as exportações e minimizar os impactos inerentes à adesão de Angola em zonas de comércio livre.

“ Há ainda o desafio de promover as matérias das infra-estruturas da qualidade no sentido de cada vez mais se produzidos bens com base nas normas, certificados, e nos laboratórios acreditados, garantindo assim produtos de qualidade para o consumidor”, sublinhou.

Entretanto, referiu, foram traçadas como metas a curto prazo a revitalização da Política Nacional da Qualidade, bem como a implementação do Sistema de Gestão para os Serviços de Acreditação e do Sistema de Gestão para a Certificação.

Estas metas, segundo a gestora, vão criar condições para o reconhecimento do instituto a nível internacional e melhor servir a sociedade em geral nessas matérias.

Por outro lado, Olga Dicamba sublinhou que no cumprimento das atribuições do INIQ  tem se levado a cabo actividades programadas, nomeadamente, a verificação metrológica de instrumentos de medição usados no comércio, elaboração e venda de normas técnicas, autorização de modelos de instrumentos de medição, autorização de importação de cabos eléctricos, certificação de produtos e serviços, registo e cadastro de entidades que operam no âmbito da qualidade, acreditação de Organismos de Avaliação da Conformidade (OAC) e formação técnica em várias matérias da qualidade.

Sobre o Instituto

O INIQ rege-se pelo seu Estatuto Orgânico aprovado pelo Decreto Presidencial nº 95/21 e tem dado continuidade à execução da política do Executivo no domínio da promoção, organização, desenvolvimento e asseguramento das Infra-Estruturas da Qualidade e gestão do Sistema Angolano da Qualidade – SAQ.

A instituição trabalha ainda no reconhecimento da competência técnica dos organismos de avaliação da conformidade, actuantes no mercado, de acordo com os referenciais normativos pré-estabelecidos, alinhadas às melhores práticas e normas internacionais.

Parcerias de creditação

O INIQ mantém cooperação com a Organização Internacional de Normalização (ISO), Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), Codex Alimentarius, Comissão Internacional Electrotecnia (IEC), Instituto Português da Qualidade (IPQ), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Plataforma da SADC sobre Barreiras Técnicas ao Comércio (SADC TBT), American Society for Testing and Materials (ASTM), Instituto Nacional de Tecnologia Industrial da Argentina (INTI) e o Serviço de Acreditação da SADC (SADCAS).

FacebookTwitterGoogle+