Navio português
O navio NRP Bartolomeu Dias, pertencente à Marinha de Guerra Portuguesa, atracou ontem no Porto Comercial de Luanda, para uma visita de cinco dias, no quadro das relações com a Marinha de Guerra Angolana.
O comandante do navio e alguns membros da tripulação receberam cumprimentos de cortesia das entidades portuárias e da Marinha de Guerra Angolana.
De acordo com o programa, os membros da tripulação vão efectuar visitas de estudo ao Museu de História Militar e realizar actividades desportivas.
Estão também previstas palestras sobre “os desafios estratégicos do alargamento da plataforma continental”, “perspectiva da contribuição da Marinha Portuguesa para a edificação da Marinha Angolana” e sobre “sistema de formação da Marinha Portuguesa em cooperação com a sua congénere”.
O comandante do navio, capitão-de-fragata Rui Marcelo Correia, realçou a grande satisfação atracar em Angola, porque é um país irmão.
A visita insere-se na iniciativa “Mar Aberto”, que teve início em 2008, com o objectivo de fazer deslocar uma ou mais unidades navais aos países de língua portuguesa, para servirem de plataforma para o desenvolvimento dos sistemas de segurança marítima dos países parceiros. A iniciativa visa o aprofundamento da cooperação bilateral com países da CPLP, complementando com diversas acções no mar e em terra.