Mundo discute em Londres violência sexual em conflitos

Fotografia: Mota Ambrósio
Uma delegação angolana chefiada pela secretária de Estado da Cooperação, Ângela Bragança, participa, a partir de hoje, em Londres, na Cimeira Global sobre Violência Sexual durante os Conflitos, revelou a Embaixada angolana no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.
O encontro, com a duração de quatro dias, tem como objectivo passar em revista o grau de cumprimento dos países signatários da Iniciativa de Prevenção, Abuso e Violência Sexual, lançada em Maio de 2012 pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido e da Commonwealth, William Hague, e pela actriz Angelina Jolie, embaixadora da boa vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).
A delegação angolana à cimeira é integrada pelo embaixador de Angola no Reino Unido, Miguel Neto, directores nacionais dos ministérios da Família e Promoção da Mulher, da Justiça e dos Direitos Humanos e quadros seniores da Direcção dos Assuntos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores.
A cimeira tem a participação de 148 país e projecta criar um movimento irreversível para estancar o uso de estupro e violência sexual durante os conflitos, para além de proporcionar um ambiente de apoio, assistência e reparação de danos causados aos sobreviventes das vítimas e suas famílias, que inclui, na maior parte dos casos, crianças inocentes.
A questão do género e a sua participação activa em todos os esforços tendentes à pacificação e segurança global vão também ser debatidas.
O embaixador de Angola no Reino Unido informou que durante a reunião de cúpula prevê-se o lançamento de um novo protocolo internacional para a investigação e documentação da violência sexual durante os conflitos, como ferramenta prática para ajudar a melhorar a prestação de contas e incentivar o seu uso generalizado.