Missão de Espanha aguardada em Maio

Fotografia: AFP

Fotografia: AFP

Mais de 300 empresas angolanas e espanholas participam num fórum empresarial em Luanda, no próximo dia 6 de Maio, no âmbito da visita do secretário de Estado do Comércio de Espanha a Angola, Jaime García Legaz.

Um comunicado da Embaixada da Espanha em Angola refere que o principal objectivo do encontro é promover as relações comerciais e de investimento entre Espanha e Angola e informar aos membros das empresas espanholas desta missão comercial sobre as oportunidades de negócios em Angola, nas áreas do agro-negócio, transportes, infra-estruturas, engenharia e consultoria, água e saneamento, energia eléctrica, energias renováveis, saúde, educação, petróleo e materiais de construção, entre outros.

Organizado pelo “ICEX España Exportación e Inversiones”, em colaboração com o Ministério da Economia, o fórum vai debater os temas “Energia, Águas e Ambiente” e “Infra-estruturas, Agricultura e Indústria”, em duas mesas-redondas.

Para facilitar a identificação de oportunidades de investimento, potenciais parceiros locais e possíveis parcerias público-privadas, os representantes das mais de 60 empresas espanholas participantes vão ter contacto directo com empresários angolanos interessados no estabelecimento de alianças estratégicas.

Grande número de empresas angolanas vai participar, além de outras entidades ligadas à economia nacional, incluindo vários governadores provinciais, assim como responsáveis das principais agências para atracção de investimentos e promoção do desenvolvimento económico. “Angola tornou-se para os empresários espanhóis um destino favorito ao decidir entrar nos mercados africanos.

O seu potencial económico, com base em rendimentos provenientes da exploração de hidrocarbonetos, o desejo de diversificação da actividade económica, as excelentes relações que tradicionalmente vinculam os dois países e a sua estabilidade política e económica fazem deste país um lugar ideal para realizar negócios e estabelecer relações de longo prazo”, lê-se no comunicado.

A Embaixada de Espanha sublinha que Angola é o terceiro parceiro “mais importante” na África Subsaariana, pelo valor das suas exportações, e tem crescido nos últimos anos.

Em 2013, o país importou bens e serviços de Espanha no valor de 368 milhões de euros. “Além disso, Angola foi também o 25º maior fornecedor mundial para a Espanha no ano passado, com exportações de 2.172 milhões de euros.”

“Por sua vez, o investimento espanhol no país tem um grande potencial, embora a partir de uma base baixa que não reflecte o alcance das oportunidades oferecidas. A posição de investimento da Espanha em Angola (stock de investimento directo), 92 milhões de euros, colocou-a em segundo lugar na África Subsaariana”.

FacebookTwitterGoogle+