Ministros reunidos sobre sector laboral
Angola e Portugal pretendem reactivar a cooperação no domínio do Trabalho, nos sectores da formação profissional, emprego e da inspecção-geral do trabalho.
A intenção foi manifestada, em Genebra, pelos ministros da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto, de Angola, e o seu homólogo português, Pedro Mota Soares.
Durante o encontro, realizado à margem da 103.ª Conferência Internacional do Trabalho, os dois ministros falaram da necessidade de se reactivar a cooperação em diversos domínios da área do Trabalho.
O ministro angolano disse que a área do Trabalho “é um elemento privilegiado, já que se torna a base do sucesso de qualquer programa governamental”.
“A formação de formadores e a capacitação de quadros da área da inspecção-geral do trabalho está no centro das nossas prioridades, para se dar resposta aos planos e programas gizados para a área do trabalho, em função dos termos de referência e das necessidades actuais”, sublinhou António Pitra Neto.
O ministro português da Solidariedade, do Emprego e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, manifestou disponibilidade do seu país em cooperar com Angola nas áreas do Trabalho.
O ministro Pitra Neto encontrou-se com o director Regional para África da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Aeneas Chuma, com quem discutiu os planos e programas de acção do Governo angolano, e vai reunir-se com o director-geral da Organização Internacional do Trabalho, Guy Ryder.
Na segunda-feira, o ministro Pitra Neto discursou na sessão plenária da 103.ª Conferência Internacional do Trabalho e afirmou que a estabilidade, o crescimento e o emprego constituem o eixo principal das políticas públicas, dos planos e programas de acção do Governo angolano.