Ministro Téte António reafirma excelência das relações com Portugal

 

O ministro das Relações Exteriores de Angola, S. Exa. Téte António, acentuou hoje, em Lisboa, a excelência das relações actualmente existentes entre Angola e Portugal, nos mais diversos domínios e sublinhou a esperança de que elas se acentuem ainda mais na vertente económica.

Em conferência de imprensa conjunta, realizada esta segunda-feira no final de um encontro com o seu homólogo português, S. Exa.  João Gomes Cravinho, onde esteve acompanhado por uma delegação da Embaixada de Angola em Portugal, liderada por s. Exa. Embaixador Carlos Alberto Fonseca, o Ministro Téte António realçou que a questão da mobilidade na região da CPLP é um assunto que continua na ordem do dia e a merecer atenção da parte dos Estados, sublinhando que muito tem sido feito para facilitar a circulação dos cidadãos de um país para outro.

De acordo com o Ministro Téte António Angola, que ocupa a liderança da CPLP, elegeu como tema da presidência a vertente económica, garantindo que tudo está a ser feito para que ela seja ainda mais desenvolvida.

Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, ressaltou que quatro membros do Governo português vão deslocar-se a Luanda nos próximos meses para preparar a visita do primeiro-ministro, António Costa, prevista ainda para este primeiro semestre de 2023.

Questionado pelos jornalistas, Gomes Cravinho acrescentou que esta comissão, prevista nos acordos bilaterais para preparar a visita de governantes dos dois países, “reúne um conjunto alargado de representantes de diferentes ministérios, será coordenada pelo MNE e pelo Mirex e será uma oportunidade para reuniões num quadro em que os diferentes sectores estão representados e em que esse trabalho irá desaguar num conjunto de acordos que poderão ser assinados e no programa estratégico de cooperação 2023-2027”.

Sobre a emissão de vistos em Luanda para Portugal, João Gomes Cravinho admitiu que têm havido algumas dificuldades devido ao crescente número de pedidos, mas salientou que a esmagadora maioria dos pedidos de vistos são atendidos positivamente. Segundo o ministro, o governo português decidiu alocar “mais recursos humanos para o consulado geral em Angola, e a empresa VFS, que faz a triagem inicial da documentação. Assim sendo, reiterou a inauguração, hoje, de novas instalações em Luanda, com capacidade reforçada.

Durante a sua estadia em Portugal, O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, visitou o Consulado de Angola em Lisboa., onde foi recebido pela respectiva Cônsul-Geral, Vicência de Brito. O ministro Téte António, nesta deslocação a Portugal fez-se acompanhar pelo Director da Direcção Europa do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Júlio Maiato, e pela embaixadora Maria Filomena António, Directora do Instituto das Comunidades Angolanas e Serviços Consulares. Acompanharam ainda o Ministro Téte António, altos funcionários do seu ministério e membros do seu gabinete.

FacebookTwitterGoogle+