Ministro realça valor do patriotismo

Fotografia: José Cola
O ministro da Defesa, João Lourenço, apelou aos efectivos da Unidade de Guarda Presidencial a estarem imbuídos de um elevado sentimento patriótico, alto nível de organização e disciplina na defesa da integridade física do Presidente da República e Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), José Eduardo dos Santos.
Ao discursar no acto solene de comemoração do 38º aniversário da criação da Unidade de Guarda Presidencial (UGP), assinalado terça-feira, o ministro referiu que defender a integridade física do Presidente da República “significa defender a Constituição, a independência e a soberania nacionais”.
“Exorto a todos os oficiais generais, superiores, capitães, subalternos, sargentos, praças e trabalhadores civis da UGP para a assumpção plena das suas nobres e patrióticas responsabilidades em torno da sua sagrada missão, a de defender o nosso Presidente da República e Comandante-em-Chefe, José Eduardo dos Santos, pois nele estão inquestionavelmente salvaguardados os interesses mais elevados do nosso povo, nomeadamente a defesa da liberdade, da justiça, do bem-estar de todos os angolanos”, declarou.
Para o ministro da Defesa, “não se trata simplesmente da defesa de um homem, de um cidadão, mas do primeiro de entre os órgãos de soberania único que é singular, que é o titular do Poder Executivo e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, e que representa o Estado angolano internacionalmente”.
João Lourenço disse tratar-se da defesa daquele que desde muito jovem vem dedicando todo o seu saber, suas energias em prol da defesa dos mais legítimos interesses dos angolanos, e uma vez recebido o testemunho do Presidente Agostinho Neto soube manter o país uno e indivisível, a independência e soberania nacionais. “A vossa responsabilidade é a da protecção daquele que, em defesa dos mais altos interesses da Nação, soube ser humano, magnânimo para com os nossos irmãos e compatriotas envolvidos, na altura, na destruição do seu próprio país”, acrescentou o ministro, para quem o carisma do Presidente José Eduardo dos Santos levou todo o povo angolano a abraçar o perdão e a reconciliação nacional, cujos frutos económicos e sociais estamos a colher hoje.
Melhoria das condições
O ministro da Defesa Nacional informou que para o êxito da missão da Unidade de Guarda Presidencial, importantes investimentos têm vindo a ser feitos nas condições de alojamento, de estudo, alimentação e recreação das tropas.
João Lourenço saudou os exercícios demonstrativos efectuados, considerando que os mesmos testemunham o elevado nível profissional atingido pela Unidade de Guarda Presidencial, e elogiou o modelo de organização dessa unidade.
As comemorações realizaram-se sob o lema “Pela confiança do povo reforcemos a protecção do Presidente da República e comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas”.