Ministro israelita visita Angola

Fotografia: Paulino Damião

Fotografia: Paulino Damião

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Avigdor Lieberman, visita Angola no próximo mês de Junho, anunciou o embaixador daquele país em Luanda. Raphael Singer disse que a visita de Avigdor Lieberman se enquadra no reforço da cooperação entre os dois países.

O diplomata reconheceu que, com o alcance da paz, Angola conhece, nos últimos anos, um grande desenvolvimento, tendo afirmado que Israel tem participado neste desenvolvimento, no domínio da agricultura, saúde, educação, construção, diamantes, defesa e telecomunicações.

Angola, frisou o embaixador, é um exemplo para os outros países que lutam pela paz. Singer disse esperar que, até o próximo ano, Israel possa também alcançar a paz.

Num convívio de comemoração da Independência de Israel, que aconteceu no pátio do Museu Nacional de História Militar, estiveram presentes várias figuras da sociedade angolana.

A deputada Teresa Cohen, convidada ao evento, disse que o povo de Israel não tem muitas riquezas, mas é um povo com um capital humano muito desenvolvido: “são excelentes agricultores e têm um sistema de educação muito evoluído”.

Santa Ernesto, antiga estudante bolseira em Israel, considerou que aquele país “tem um povo de bem, que sabe conviver com os seus visitantes”. Lembrou que durante o tempo de formação foi bem recebida. As relações diplomáticas entre Angola e Israel tiveram início em 1992. Dois anos depois, abriu a sua embaixada em Angola.

Recentemente, durante uma visita ao município do N’zeto, província do Zaire, onde testemunhou a inauguração de uma fábrica de farinha de mandioca, o embaixador disse que as relações com Angola não se limitam apenas na esfera política, mas sobretudo, noutros sectores chaves para o desenvolvimento, nomeadamente, económico, educação, saúde, na formação técnico-profissional, entre outros.

Na área económica, explicou que importantes sectores privados do seu país, com realce no ramo agrícola, no qual Israel detém uma vasta experiência e tecnologia, têm Angola como mercado preferencial. A representação diplomática de Angola junto do Estado hebreu foi aberta em 2000.

No quadro da cooperação, o Executivo envia anualmente para Israel estudantes para formação. Israel vai construir 12 centros de formação profissional em Angola, sete dos quais foram já concluídos e em funcionamento.

FacebookTwitterGoogle+