Ministro George Chikoti considera positiva visita do Presidente da Tanzânia

Fotos: Francisco Miudo
O ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti, considerou hoje, em Luanda, “muito positiva”, a visita de 24 horas efectuada pelo Presidente Jakaya Kikwete da Tanzânia a Angola, por permitir o reforço e relançar as relações de cooperação existentes entre os dois países.
De acordo com o chefe da diplomacia angolana, em declarações à imprensa no aeroporto, um dos aspectos positivos e de destaque dessa visita foi o lançamento da cooperação bilateral na área de petróleo e gás, do qual Angola vai dar o seu apoio aquele país africano, incluindo à formação de quadros tanzanianos no país.
O assunto foi tratado na audiência concedida ao Presidente tanzaniano pelo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, aguardando-se, no entanto, que as partes criem as comissões de trabalho para dinamizar a cooperação nesse sector, esclareceu.
Segundo o governante, no plano bilateral, trabalhou-se na questão da paz na região dos Grandes Lagos, particularmente a cooperação entre os dois países, com vista a dar a sua contribuição para pacificação da zona, sendo a Tanzânia igualmente um país importante nesse processo.
No mesmo âmbito, acrescentou, “abordou-se muito a questão da paz na República Democrática do Congo (RDC) e a necessidade de se melhorar o ambiente de paz entre o Uganda, Rwanda e a própria RD Congo”, sublinhou.
“Acho que foi um encontro extremamente importante e esperemos que isso contribua também para estabilização na região e da pacificação da nossa região”, afirmou o ministro angolano.
Quanto à questão da abertura da Embaixada da Tanzânia em Angola, George Chikoti disse que os dois ministros das Relações Exteriores vão manter contactos para o efeito, criando-se comissões de trabalhos que vão concertar o assunto.
No quadro da procura da pacificação para região dos Grandes Lagos, o chefe da diplomacia angolana deu a conhecer que, no âmbito regional, será criado um grupo de coordenação, entre Angola, África do Sul, República Democrática do Congo e a Tanzânia, com vista a melhorar-se o ambiente global de cooperação no quadro da CIRGL.
Na contribuição de pacificar a zona, a 25 de Março do ano em curso, Angola acolheu, na cidade de Luanda, uma mi-cimeira sobre a região dos Grandes Lagos, em que o Presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete, esteve ausente.
A República de Angola tem embaixada em Dar Es Salam, cidade capital da Tanzânia, e os dois países mantêm excelentes relações de cooperação bilateral e a nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), do qual são Estados membros.