Ministro dos Negócios Estrangeiros da Zâmbia em Luanda para reforço da cooperação

Foto: António Escrivão

Foto: António Escrivão

O ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Zâmbia, Harry Kalaba, chegou na noite de segunda-feira, a Luanda, a fim de cumprir uma visita oficial de 72 horas à Angola, no âmbito do reforço das relações de cooperação existente entre os dois países.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Harry Kalaba recebeu os cumprimentos de boas-vindas da embaixadora de Angola naquele país, Balbina Dias da Silva, da chefe da missão diplomática da Zâmbia em Luanda, Barbara Chilangwa, e de outros diplomatas.

De acordo com o programa da visita, o chefe da diplomacia zambiana será recebido em audiência, terça-feira, pelo ministro das Relações Exteriores Georges Chikoti.

Ainda terça- feira, Harry Kalaba vai entrevistar-se com ministro dos Transportes, Augusto Tomás da Silva. Para o período da tarde, está reservada uma visita ao Memorial Doutor António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, onde vai depositar uma coroa de flores em sua homenagem.

Consta da Agenda do chefe da diplomacia zambiana um encontro com a ministra angolana do Comércio, Rosa Pacavira, e deslocação à Centralidade do Kilamba, situada no município de Belas, zona sul da capital.

O ministro zambiano dos Negócios Estrangeiros, que chefia uma delegação oficial do seu governo, regressa a cidade de Lusaka, quinta-feira.

Angola e a República da Zâmbia mantêm excelentes relações de cooperação no quadro bilateral e a nível da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC), abrangendo as áreas político-diplomática, defesa e segurança, transportes, educação, saúde, agricultura, geologias e minas, petróleos, entre outros sectores com menor impacto.

Os dois países cooperam igualmente no âmbito da Conferência Internacional dos Grandes Lagos (CIGL), uma plataforma político-diplomática com vista a pacificar esta região do continente africano.

FacebookTwitterGoogle+