Ministro das Pescas quer parceria com Marinha de Guerra

MINISTRO DA AGRICULTURA E PESCAS, ANTÓNIO FRANCISCO DE ASSIS
FOTO: GASPAR DOS SANTOS
Um acordo entre o Ministério da Agricultura e Pescas e a Marinha de Guerra deverá ser rubricado brevemente para potenciar o trabalho do navio de investigação Baia Farta”, assegurou hoje (quarta-feira) o ministro António Francisco de Assis.
O ministro da Agricultura e Pescas revelou o facto à imprensa após uma visita de constatação ao navio “Baia Farta” e ao Instituto de Investigação Pesqueira.
Segundo o ministro, existe um conjunto de técnicos especialistas pertencentes a Marinha de Guerra de Angola que podem prestar o seu apoio ao Ministério da Agricultura e Pescas.
“Constatei que existe situações que carecem de intervenção imediata que pode ser dada pela Marinha de Guerra Angolana” disse.
Durante a visita, o ministro foi informado de que o navio possui 74 metros de comprimento, quatro laboratórios, área de serviços com 15 monitores de comando e três computadores para o comando de sonar (aparelho electrónico utilizado geralmente na navegação naval para medir a distância entre a superfície da água e o fundo marinho).
O referido navio foi construído na República da Romênia e foi inaugurado em 2018.
Já no Instituto de Investigação Pesqueira o ministro enalteceu a capacidade de funcionamento da equipa técnica e assumiu em manter um contacto directo com os mesmos para se inteirar da essência do trabalho que prestam.
A directora geral do Instituto de Investigação Pesqueira, Filomena Vaz Velho afirmou que as dificuldades que enfrentam recaem ao mau estado que o edifício apresenta, bem como na avaria dos dois frigoríficos que possuem.