Ministro da Educação destaca progressos

Fotografia: Santos Pedro
O ministro da Educação, Mpinda Simão, disse ontem no Sumbe que o número de alfabetizadores ascendeu a 19.418 desde o início do ano, permitindo alfabetizar cerca de 1.165.084 cidadãos.
Pinda Simão falava por ocasião do Dia Internacional da Alfabetização e referiu que estão a ser desenvolvidos esforços para que a população alfabetizada tenha possibilidade de continuar os estudos. O programa de alfabetização e aceleração escolar aprovado em 2007 e reforçado com o Plano Estratégico de Revitalização da Alfabetização 2012/017 tem permitido a inserção de muitos cidadãos neste programa, com vista à erradicação do analfabetismo.
“A materialização deste programa tem sido possível porque existe uma parceria estratégica entre o Executivo e a sociedade civil, representada por instituições religiosas, ONG, empresas, fundações filantrópicas, organizações internacionais e outras individualidades”, sublinhou o ministro da Educação.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), adoptou para este ano o lema “Alfabetização e Desenvolvimento Sustentável” para celebrar o Dia Internacional da Alfabetização. “Fruto da expansão para todas as províncias do método ‘Sim Eu Posso’, as projecções apontam para uma taxa de alfabetização de 75,6 por cento no ano transacto, com tendência para um aumento com o incremento de dez mil alfabetizadores.”
A alfabetização desempenha um papel importante na erradicação da pobreza, aumento das possibilidades de emprego, promoção da igualdade de género, melhoria da saúde familiar, protecção do ambiente, assim como promoção do exercício de cidadania, disse Pinda Simão.
Governador Brito Teixeira
Presente na cerimónia, o governador do Cuanza Sul, Eusébio Brito Teixeira, revelou que o método “Sim Eu Posso” permitiu a criação de 302 “pontos” nos 12 municípios, com a criação de 343 turmas abrangendo um universo de 7.966 cidadãos, com o suporte de 740 docentes e 1.155 alfabetizadores. Neste ano lectivo frequentam as aulas de alfabetização e aceleração escolar 57.308 cidadãos.