Ministro da Economia visitou Cabo Verde

Fotografia: Francisco Bernardo

Fotografia: Francisco Bernardo

Uma delegação angolana chefiada pelo ministro da Economia, Abraão Gourgel, esteve entre os dias 18 e 20 deste mês na República de Cabo Verde,  numa visita destinada ao reforço da cooperação bilateral.

Uma nota do Ministério das Relações Exteriores refere que a visita teve também como objectivo dar continuidade ao trabalho iniciado durante a visita do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, à Angola, em Junho, bem como constatar as oportunidades de negócios naquele arquipélago, com vista a consolidação e diversificação das parcerias económicas entre os dois países.
O ministro Abraão Gourgel teve um encontro de cortesia com o Primeiro-Ministro cabo-verdiano para a abordagem das relações de cooperação entre os dois Estados, consideradas “excelentes e promissoras”.
A missão angolana participou em sessões de trabalho com uma delegação cabo-verdiana, chefiada pela ministra das Finanças e do Planeamento, Cristina Duarte, com a presença dos ministros das Relações Exteriores, Jorge da Silva Borges, Infra-estruturas e Economia Marítima, Sara Duarte Lopes, e Turismo, Indústria e Energia, Humberto Brito.
Os encontros de trabalho centraram-se, fundamentalmente, no  alargamento das relações e­conómicas bilaterais. Foram a­pontadas como oportunidades de negócios entre os dois países o Centro Internacional de Negócios, a Transportadora Aérea de Cabo Verde (TACV), Plataforma Logística, Energia, Telecomunicações e Turismo. A delegação angolana, que integrou a secretária de Estado da Cooperação, Ângela Bragança, altos funcionários dos Ministérios da Economia, Relações Exteriores e Energia e Águas e pelo presidente do conselho de administração da Sociedade de Desenvolvimento da Zona Económica Especial Luanda – Bengo, visitou infra-estruturas rodoviárias, portuárias, energéticas, turísticas e a empresas públicas nas ilhas de Santiago, São Vicente, Boavista e Sal.
Os chefes das duas delegações assinaram, no final, uma Acta das Conversações que espelha os consensos alcançados durante a visita. O ministro angolano da Economia disse ter testemunhado o compromisso dos dois países em tornar as relações económicas mais “objectivas e eficientes”, propiciando a multiplicação do investimento directo de empresas angolanas em Cabo Verde e de empresas cabo-verdianas em Angola, bem como a constituição de parcerias económicas e empresariais.
As Repúblicas de Angola e de Cabo Verde mantêm excelentes relações de cooperação e de amizade quer no quadro bilateral, quer a nível da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O Primeiro Ministro de Cabo  Verdade, José Maria das Neves, esteve em  Angola no mês de Junho, tendo sido recebido pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
A visita foi marcada pela abordagem da cooperação multifacética, ressaltando-se os acordos de facilitação de vistos, de reconhecimento recíproco das cartas de condução para evitar a dupla tributação e evasão fiscal, a protecção de investimentos e de recursos fitossanitário entre as questões discutidas na altura nos encontros com as autoridades angolanas.
No final, José Maria das Neves confirmou a “forte disponibilidade” do Governo angolano em apoiar as empresas que queiram investir e participar no processo de privatização de empresas cabo-verdianas.
O Primeiro Ministro de Cabo Verde recordou, na altura a “situação de paz, estabilidade social e desenvolvimento económico” dos dois países para dar consistência aos laços privilegiados.

FacebookTwitterGoogle+