Ministro da Defesa inicia visita à Rússia
Uma delegação do Ministério da Defesa Nacional começa hoje uma visita oficial de seis dias à Federação da Rússia, para o reforço da cooperação entre os dois países no domínio da Defesa.
A delegação é chefiada pelo ministro da Defesa Nacional, Cândido Van-Dúnem, acompanhado pelo comandante do Exército, general Lúcio do Amaral, oficiais generais e superiores, assim como altos funcionários do Ministério e das Forças Armadas Angolanas (FAA).
A Federação da Rússia é um parceiro estratégico de Angola. No domínio da Defesa tem dado o seu apoio no processo de modernização e reedificação das FAA.
O vice-primeiro ministro russo, Dmitry Rogozin, afirmou em Outubro do ano passado que o seu país estava disponível para ajudar Angola nos sectores da Defesa e Segurança. O dirigente russo, que falava no final de uma visita de 72 horas a Luanda, justificou a disponibilidade da ajuda naqueles dois sectores para que Angola possa manter a estabilidade e a segurança da população.
Dmitry Rogozin destacou também a importância de Angola na resolução de conflitos dentro e fora do continente africano e considerou que esse protagonismo vai aumentar. Moscovo deseja aumentar as trocas comerciais bilaterais, que em 2012 se cifraram em 25 milhões de dólares, disse Rogozin.
Durante os três dias de estada em Angola, a delegação russa foi recebida pelo Presidente José Eduardo dos Santos e manteve encontros com dirigentes angolanos, tendo sido assinados acordos de cooperação nos domínios da Saúde e da Cultura.
A delegação russa teve ainda encontros de trabalho com uma delegação militar angolana.