Ministro da Defesa elogia infra-estruturas
O ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, enalteceu segunda-feira, no Luena, no final de uma visita de algumas horas à província do Moxico, a recuperação e melhoria das infra-estruturas de trabalho e de acomodação dos efectivos estacionados na Região Militar Leste.
Em declarações à imprensa, João Lourenço referiu que a sua deslocação visou, fundamentalmente, conhecer o estado de prontidão das tropas e reiterou que a Região Militar Leste apresenta infra-estruturas de alojamento que permitem aos efectivos trabalharem em melhores condições.
Elogiou, entre outras acções, os projectos de construção do salão multiuso com capacidade para 500 pessoas sentadas, residências sociais para os pensionistas da Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (FAA), cujas obras terminam em Dezembro próximo, bem como o pagamento das pensões aos reformados. Explicou que o seu Ministério está sempre a “correr” à volta do crescimento do número de beneficiários de pensões de reforma, pois, em cada ano o número aumenta consideravelmente, a avaliar pelo volume de pessoas que se registam no sistema.
Apelou à delegação local da Caixa de Segurança Social das FAA a estar devidamente preparada para acompanhar, fiscalizar e atender em tempo oportuno a evolução do processo e o número de pensionistas a ingressar.
Questionado sobre a eleição de Angola a Membro não Permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas com 190 votos a favor, João Lourenço afirmou que o papel de Angola neste conselho não tem a ver com a participação de militares angolanos nas intervenções de combate. “Uma coisa é termos conseguido entrar para este “clube restrito” dos membros não permanentes nas Nações Unidas e outra é a candidatura de Angola para o cumprimento de missões de paz sob a bandeira das Nações Unidas”, esclareceu.
Sublinhou que no Conselho de Segurança Angola fará sempre a diplomacia para, em conjunto com outros países membros, analisar de forma geral as questões e procurar resolver pela via do diálogo os conflitos que ainda existem e que tendem a surgir no mundo.
O ministro da Defesa visitou o Comando da Região Leste, a delegação da Caixa Social das Forças Armadas, Centro de Instrução do Exército, Brigada de Infantaria motorizada, aeródromo de manobras do Luena, condomínio dos pensionistas das FAA e teve um encontro de cortesia com o governador do Moxico, João Ernesto dos Santos “Liberdade”.