Ministro da Defesa de Angola agradece apoio brasileiro

Foto: Lucas Neto/arquivo
O Ministro da Defesa de Angola, João Lourenço, mostrou-se grato ao apoio indefectível e inestimável que o Brasil vem prestando a Angola ao longo dos anos.
O Governante angolano falava nas conversações mantidas terça-feira com o seu homólogo brasileiro, Celso Amorim, para balanço do trabalho desenvolvido e perspectivar novos passos para a cooperação bilateral.
No final das conversações, foi aprovada uma declaração conjunta na qual as duas partes reafirmaram o seu compromisso de um continuo fortalecimento da cooperação de forma a dar consistência a parceria estratégica bilateral.
João Lourenço fez saber que a cooperação mútua no sector da defesa é um valor indeclinável relativamente ao processo de modernização das Forças Armadas Angolanas, já que vai permitir solidificar a capacidade de defesa e segurança favorecendo também a estabilidade nas regiões em que Angola está inserida.
As duas partes saudaram ainda a criação do Comité Interino Conjunto de Defesa, que se reuniu em Luanda, em Maio passado, e que tratou de questões ligadas a formação de quadros, operações especiais, missões de paz e saúde militar entre outras.
Para o futuro, as partes acordaram trabalhar na cooperação naval, aeronáutica, da cooperação entre exércitos, ensino e treinamento e indústria de defesa, tendo sobre esta matéria o ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, convidado o seu homólogo angolano a estar presente na Mostra da Base Industrial de Defesa do Brasil, que se realizará em Setembro deste ano em Brasília.
Ainda terça-feira, na companhia do Adido Militar de Angola no Brasil, Tenente-General António Lemos ¨Massochi”, o ministro da Defesa, João Lourenço, e comitiva visitou uma exposição de armamento de fabrico brasileiro no Quartel General do Exército e o Hospital das Forças Armadas em Brasília.
Hoje a missão angolana visita a Embraer Defesa e Segurança, terminando quinta-feira a visita iniciada no domingo passado ao Brasil.