Ministro da Agricultura participa na 28ª conferência regional da FAO para África

Foto: Pedro Parente
O ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga, participa hoje, quinta-feira, em Tunis, capital da Tunísia, na 28ª sessão da Conferência Regional da FAO para África, que decorre sob o lema “A Juventude Africana na Agricultura e no Desenvolvimento Rural”.
Da agenda do evento consta a abordagem do “Estado da Alimentação e da Agricultura na Região” e a “Implementação do Programa de Desenvolvimento Geral da Agricultura em África”, com especial atenção para os pequenos agricultores e a agricultura familiar.
A discussão do tema resulta do facto de 2014 ter sido proclamado “Ano da Agricultura e da Segurança Alimentar em África” e igualmente definido como “Ano Internacional da Agricultura Familiar”.
O tema principal do evento sugere uma abordagem em relação às Políticas Agrícolas que os países-membros levam a cabo para que os jovens sejam inseridos na agricultura e apurar respostas que a FAO em África tem para ajudar à inserção e participação da juventude africana no sector agro-alimentar.
A 28ª sessão da Conferência Regional da FAO para a África é uma oportunidade de examinar o seu papel de apoio aos estados membros na elaboração e implementação dos programas atractivos que encorajam a mobilização da juventude rural no sector agro-alimentar e contribuam na melhoria dos rendimentos nas zonas rurais.
A conferência foi antecedida pela reunião de peritos que aprovou, na quarta-feira, o relatório a ser submetido ao encontro ministerial. O evento reúne os ministros da agricultura e responsáveis governamentais dos estados membros da FAO em África, além de membros da Sociedade Civil e parceiros.
Afonso Pedro Canga, que se encontra desde quarta-feira em Tunis, chefia uma delegação integrada pelo embaixador de Angola na Itália e representante permanente junto da FAO, Florêncio de Almeida, e altos funcionários dos Ministérios da Agricultura, Pescas e Relações Exteriores.
A cerimónia oficial da abertura da reunião ministerial da 28ª sessão da Conferência Regional da FAO para a África conta com várias intervenções entre as quais, do Director Geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva, do Presidente Independente do Conselho da FAO e do Presidente do Comité sobre a Segurança Alimentar Mundial, além do previsto discurso do Primeiro-Ministro tunisino.
Segundo estatísticas da FAO, o continente africano detém a população mais jovem do mundo, com 65 % de pessoas com menos de 35 anos. Desse universo, 20 milhões entram anualmente no mercado de trabalho e cerca de 60% desse número, cuja faixa etária se situa entre os 15 e os 24 anos, são desempregados e sub-empregados.
Outro elemento que chama a atenção para a necessidade de se incluir esse tema na agenda política dos governos tem a ver com a percentagem da população rural africana em relação à sua população total.
A maior parte desses habitantes do continente africano, cerca de 70%, depende da agricultura para alimentação, nutrição e emprego.
Em Angola, os dados oficiais apontam não estar longe desta realidade que poderá ser melhor aferida com a realização, em Maio deste ano, do Censo Geral da População e Habitação.
A complexidade dessa problemática social, segundo a FAO, levou a que a Assembleia dos chefes de Estado e de governo da União Africana tenha proclamado o período 2009-2019 como sendo o Decénio da Juventude.