Ministro considera satisfatória execução de projectos sociais

MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO, MARCY CLÁUDIO LOPES FOTO: CORTESIA DE JOSÉ COLA/ JORNAL DE ANGOLA

MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO DO TERRITÓRIO, MARCY CLÁUDIO LOPES
FOTO: CORTESIA DE JOSÉ COLA/ JORNAL DE ANGOLA

O ministro da Administração do Território (MAT), Marcy Lopes, deu hoje, segunda-feira, nota positiva ao Governo da província de Benguela, devido ao grau de execução e qualidade das obras sociais em curso no município da Baía Farta, considerando que os munícipes e o país saem a ganhar.

Segundo o governante, que nesta segunda-feira iniciou uma visita de trabalho de 48 horas a referida província, a frente de uma comitiva interministerial, notou um grande sentido de entrega e dedicação por parte dos intervenientes na execução das obras sociais em curso naquela circunscrição piscatória.

Marcy Lopes disse que, não obstante registar-se um processo de redução da força de trabalho devido ao contexto imposto pela Covid-19, as empresas envolvidas estão a funcionar dentro da velocidade que se espera, com boas perspectivas das obras serem concluídas dentro dos prazos previstos.

Na Baía Farta, o ministro manteve um encontro de trabalho a porta fechada com as autoridades locais e empreiteiras, tendo ainda inaugurado o troço de um quilómetro que liga a sede municipal ao cemitério local.

Marcy Lopes visitou ainda as obras de construção das escolas comandante Kassanje e do bairro Alto Liro, ambas com sete salas de aulas cada. Na primeira, orçada em Akz 96 milhões, as obras apontam para uma execução física de 35 por cento.

De igual modo, o ministro e comitiva constataram as obras de terraplanagem do troço de 40 quilómetros de extensão e 10 metros de largura, que liga a sede da Baía Farta à povoação de Muhaningo.  Com um orçamento de 180 milhões de kwanzas, essas obras encontram-se num grau de execução de 25 por cento, devendo ser concluídas até 28 de Fevereiro de 2021, conforme caderno contratual.

Em palavras de circunstância, que antecederam o encontro de trabalho na Baía Farta, o titular do MAT enalteceu as autoridades locais, mormente o governo da província e a administração da Baía Farta, pelo engajamento, aludindo que “se este empenho, este dever de fazer bem as coisas, for implementado e estendido à todos os projectos da província, certamente há desenvolvimento a vista e o país sairá a ganhar”.

Durante dois dias, a equipa, que integra também os secretários de Estado dos ministérios das Finanças, da Energia e Águas, Educação, da Agricultura e Pescas, da Saúde, Obras Públicas e Ordenamento do Território e a secretária de Estado para Administração do Território, vai também avaliar as acções desenvolvidas pelo Governo de Benguela no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e do Reforço da Desconcentração Administrativa e Financeira.

Além da capital provincial (Benguela), constam do programa visitas aos municípios da Baía Farta, Lobito, Bocoio e Catumbela.

FacebookTwitterGoogle+