Ministro anuncia formação destinada aos magistrados

Fotografia: Nicolau Vasco
O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Rui Mangueira, anunciou, no Cuito, estar para breve a formação de mais magistrados, com vista a cobrir todos os municípios do país.
Rui Mangueira deu esta informação no encontro que manteve com os magistrados judiciais e do Ministério Público, no âmbito da sua visita de algumas horas à província do Bié. O ministro justificou a preparação de novos magistrados municipais com os novos desafios que os serviços judiciais devem conhecer nos próximos tempos.
No âmbito do projecto de reforma do sector da justiça, em elaboração para posterior discussão e votação na Assembleia Nacional, os tribunais vão ter mais competências, daí a necessidade da formação do homem, com a entrada em vigor da Lei da Organização e Funcionamento dos Tribunais Comuns.
Rui Mangueira previu um árduo trabalho do sector para o próximo ano, com a aplicação do programa de modernização dos serviços de justiça.
A visita do ministro serviu igualmente para inaugurar o posto do Arquivo de Identificação Civil e Criminal na comuna do Cunje, município do Cuito.
Durante a sua estada, Rui Mangueira manteve ainda um encontro com o governador da província, Boavida Neto, e presidiu a uma reunião do conselho de direcção da delegação local da Justiça e dos Direitos Humanos.