Ministra quer plataformas informáticas no ensino universitário

MINISTRA DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, MARIA DO ROSÁRIO BRAGANÇA SAMBO
FOTO: PEDRO PARENTE
23 Abril de 2020 | 18h03 – Actualizado em 23 Abril de 2020 | 20h15
A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, destacou, nesta quinta-feira, a necessidade de adopção de plataformas informáticas para facilitar o ensino universitário, principalmente, nesta fase de confinamento social, motivado pela covid-19.
No final de uma reunião da comissão para a política social do Conselho de Ministros, Maria Sambo defendeu a introdução das tecnologias de informação e comunicação no ensino, para além das horas destinadas nos planos dos cursos e de apoio ao ensino à distância.
Informou ter solicitado ao Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social para interceder junto das operadoras a fim de estas garantirem serviços de internet acessíveis.
Maria Sambo disse existir um projecto para capacitar docentes no uso das novas modalidades de ensino, referindo que a covid 19, para além de ser um flagelo, representa também uma oportunidade para a introdução de novas tecnologias de aprendizagem.
Considera justa a cobrança de 60 % de propina mensal nas instituições de ensino público e privado, para garantir a actividade lectiva, considerando as vozes discordantes como “mau entendimento” e “tentativa de desestabilização social”, repudiável.
Neste particular, apelou, na ocasião, a serenidade das pessoas e para que se evite o aproveitamento político da situação.