Ministra destaca adesão aos testes
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, aplaudiu, esta quinta-feira, em Luanda, os vendedores do mercado do 30, pela adesão em massa aos testes rápidos de Covid-19.
Conforme a governante, que falava à imprensa, no final do acto de testagem, a actividade decorreu sem anomalias e com boa organização.
Fez saber que o objectivo desses rastreios em massa é permitir a obtenção de informações preliminares sobre a existência de eventuais casos positivos nas comunidades.
Segundo a ministra, quem testou positivo nos rastreios terá de ser testado mais uma vez, para melhor avaliação, controlo e seguimento.
Disse ser necessário que a população cumpra, na íntegra, as medidas de prevenção individuais e colectivas contra a Covid-19.
Os exames rápidos, muito concorridos, foram feitos a vendedores, clientes e outros usuários do mercado, situado no município de Viana, que aderiram espontaneamente ao teste.
Este foi o terceiro teste em massa realizado pelas autoridades sanitárias, depois de, quarta-feira, ocorrer no mercado do Catinton.
Ali, dos 1686 exames rápidos efectuados, três resultaram positivos. Outros testes foram realizados, ainda hoje, no mercado do Kikolo.
Nesta fase, a jornada vai abranger ainda o mercado do Asa Branca, no município do Cazenga, e o bairro Mártires de Kifangondo (distrito urbano da Maianga – Luanda).