Ministra de Estado aborda prevenção com agências da ONU

CAROLINA CERQUEIRA, MINISTRA DE ESTADO PARA ÁREA SOCIAL FOTO: FRANCISCO MIÚDO

CAROLINA CERQUEIRA, MINISTRA DE ESTADO PARA ÁREA SOCIAL
FOTO: FRANCISCO MIÚDO

24 Março de 2020 | 19h04 – Actualizado em 24 Março de 2020 | 19h04

A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, abordou, nesta terça-feira, em Luanda, com representantes residentes das Agências das Nações Unidas, questões relacionadas com o plano de prevenção contra o COVID-19. 

Durante uma vídeo conferência com o coordenador residente das agências da ONU em Angola, Paolo Balladelli, abordou-se, igualmente, o apoio preconizado para ajudar o Executivo angolano no combate contra a pandemia.

As agências da ONU sublinharam a necessidade de se ampliar o rastreio da infecção no seio da população mais susceptível, a urgência de se reforçarem as medidas de prevenção e contenção da propagação do novo coronavírus em todo território nacional,  a capacitação e protecção dos trabalhadores da linha da frente (profissionais da saúde em particular).

As agências do Sistema das Nações Unidas propuseram-se a trabalhar com os respectivos sectores do Executivo para se reprogramar a cooperação técnica e financeira e ajudar na mobilização de recursos adicionais para Angola, de modos a melhor atenderem os problemas prioritários.

Engajaram-se com propostas concretas de apoio, numa abordagem que se pretende intersectorial e coordenada para reforçar a capacidade de resposta aos desafios do COVID-19 a nível comunitário.

As duas partes acordaram em manter um canal aberto de comunicação para melhor concertação e cooperação durante esta fase de emergência criada pela pandemia que há cerca de três dias tocou o país.

Angola tem, até a presente data, o registo de três casos positivos de pacientes provenientes de Portugal.

FacebookTwitterGoogle+