Ministra de Estado aborda cooperação com Portugal

Ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, recebe Embaixador de Portugal. Créditos de: Cedida

Ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, recebe Embaixador de Portugal.                                         Créditos de: Cedida

A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, abordou, nesta quinta-feira, com o embaixador português, Pedro Costa, questões relativas à cooperação bilateral entre os dois países.

Durante a audiência, as duas entidades afloraram a cooperação bilateral nos mais variados domínios, com particular ênfase para as vertentes cultural, educativa, formação de quadros e na execução de políticas sociais para o desenvolvimento sustentável e humano.

Carolina Cerqueira deu a conhecer ao diplomata luso os programas e acções desenvolvidas pelo Executivo angolano destinados à melhoria das condições de vida dos cidadãos, em particular as iniciativas viradas à proteção social e empoderamento das comunidades , tendo destacado em particular os esforços do Executivo para a prevenção e combate à Covid-19.

A ministra destacou também o empenho do Presidente da República, João Lourenço, na promoção da mulher, com programas que visam a sua inclusão na vida social, política e económica do país.

Por seu turno, o embaixador Pedro Costa manifestou o apreço de Portugal pelo esforço do Executivo na contenção da cadeia de propagação da pandemia da Covid-19 no país com vista á manutenção da paz e segurança pública.

O diplomata luso manifestou total disponibilidade para prosseguir e reforçar a cooperação com Angola, no quadro da Presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), dando maior ênfase ao processo de ratificação do Acordo Ortográfico e promoção da

cooperação da cultura dos países membros e a mobilidade artística para melhor expansão das artes e intercâmbio cultural e artístico.

Pedro Costa frisou ainda a necessidade de ações conjuntas para a preservação das obras de arte e da cultura comum , que fazem parte da história dos povos da comunidade, bem como do papel do Instituto Camões na divulgação da cultura portuguesa e na sua interacção com os agentes e autoridades culturais angolanas.

Angola e Portugal estabeleceram relações diplomáticas a 9 de Março de 1976.Portugal é dos principais parceiros comerciais de Angola, com forte presença nos sectores da construção, banca, exportação de produtos alimentares e bebidas.

O estabelecimento das relações diplomáticas foi antecedido da abertura, por Portugal, em Janeiro de 1976, do seu Consulado Geral em Luanda.

Em Março de 1977, o embaixador português, João Sá Coutinho, apresenta as suas credenciais ao então Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

Angola é um dos principais investidores em Portugal, com actividades que vão desde a energia às telecomunicações e banca.

FacebookTwitterGoogle+