Ministra avalia projecto de protecção dos mangais

Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa, e o embaixador da Bélgica em Angola, Jozep Smets constatam situação dos mangais. Foto: Cedida

Ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa, e o embaixador da Bélgica em Angola, Jozep Smets constatam situação dos mangais.
Foto: Cedida

A ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa, e o embaixador da Bélgica em Angola, Jozep Smets, avaliaram, no sábado, os resultados do projecto de protecção dos mangais na orla marítima de Luanda. 

Denominado Otchiva, o projecto em causa com quatro anos de existência, está a  contribuir para a proteçcão e restauração dos mangais, tendo já permitido a reflorestação de meio milhão de mangais.

Os mangais, que albergam 80% da vida marinha da  orla costeira de Angola, está a ser destruído  para dar lugar a construções de residências, resorts e hotéis, cujo impacto está a ser minimizado pelo projecto Otchiva.

O projecto, que já foi reconhecido pela União Africana (UA), está a permitir a devolução da vida na orla marítima angolana e na restauração do ecossistema marítimo.

A visita de constatação, que se estendeu pela orla costeira do Mussulo, permitiu observar a continuação da destruição dos mangais na referida zona, obrigando a definição de estratégias conjuntas para a protecção deste ecossistema.

Os mangais são berçários da vida marinha,  habitat de aves migratórias, protector da orla costeira e a única fonte de subsistência das comunidades costeiras.

Os mangais estão incluídos no programa nacional de reflorestação, contando com a acção de associações ou movimentos que se dedicam a sua preservação.

FacebookTwitterGoogle+