Ministério das Pescas, FAO e BAD assinam acordo na área da assistência técnica

Um acordo de cooperação no domínio da Assistência Técnica para o reforço da pesca artesanal foi assinado hoje, terça-feira, em Luanda, entre o Ministério das Pecas, Organização das Nações Unidas e Agricultura (FAO) e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

O acordo, orçado em mais de 40 milhões de dólares, foi rubricado pela ministra das Pescas, Victória de Barros, e pelos representantes da FAO em Angola, Mamaudou Diallo, e do BAD, Septime Martin.

No final, a ministra das Pescas disse que o acordo ora assinado destina-se também à construção de centros de apoio à pesca artesanal e estradas para facilitar à componente de formação de quadros e acesso aos centros de apoio.

Com a assinatura do memorando, prosseguiu a governante, pode-se contar com assistência técnica da FAO na área da recolha de informação estatística, gestão de centros de apoio de pesca artesanal e assistência para melhorar as boas práticas de gestão do sector das pescas.

Por seu turno, o representante da FAO em Angola afirmou que a celebração do presente acordo com o Ministério das Pecas é o testemunho da dinâmica da parceria estabelecida com base no protocolo assinado a 19 de Agosto de 2013.

“Desde essa data, o Ministério das Pescas e a FAO têm vindo a aumentar consideravelmente a sua cooperação“, argumentou.

Mamaudou Diallo avançou que com o novo projecto, que surge numa parceria tripartida (BAD, MINPESCAS e FAO), é uma nova ilustração da dinâmica do ministério no quadro da concretização da política do governo na aceleração da diversificação económica.

FacebookTwitterGoogle+