Ministério da Energia e Água investe USD 23 mil milhões

Foto: Angop

Foto: Angop

O Ministério da Energia e Água investiu 23 mil milhões de dólares (um dólar vale 100 kwanzas) para melhorar a rede de transporte e distribuição de energia eléctrica, disse hoje, em Luanda, o secretário de Estado das Águas, Luís Filipe da Silva.

Luís Filipe da Silva, que falava no workshop sobre “Financiamento às infra-estruturas, à agricultura e Agro-indústria”, afirmou que em termos de recursos já disponíveis para os projectos em curso, foram já disponibilizados cerca de 12 mil milhões de dólares.

“Já foram disponibilizados para os projectos em curso no sector da energia e águas cerca de 12 mil milhões de dólares”, explicou o secretário de Estado.

Luís Filipe da silva acrescentou que os valores disponíveis são, igualmente, para as construções e reabilitação da barragem da Laúca, do ciclo combinado do Soyo e Cambambe.

“A reabilitação de centrais térmicas e a expansão das redes de distribuição dessas barragens são as nossas prioridades, porque queremos estar entre os melhores produtores de energia em África e também produzir e distribuir a toda a população angolana”, acrescentou.

Luís Filipe da Silva fez saber ainda que para o financiamento ordinário do tesouro, o pelouro tem assegurado cerca de 3 mil milhões de dólares, e para os pré-análise cerca de 10 mil milhões de dólares.

FacebookTwitterGoogle+