Milhares de angolanos visitam a África do Sul
Cerca de 19 mil turistas angolanos visitaram a África do Sul nos primeiros seis meses deste ano, o que representa 17,6 por cento das entradas registadas no país, disse, ontem, em Joanesburgo, a directora Regional do Turismo da África do Sul (SAT).
Evelyn Mahlaba explicou que a estratégia de marketing constitui a causa do êxito da entrada de turistas angolanos no país. “Acreditamos que a nossa campanha de marketing e comunicação tem ido ao centro da questão, pois aborda directamente os desejos e necessidades do consumidor, como um destino relativamente perto e a preços acessíveis, com uma variedade de actividades de lazer disponíveis.”
A directora do organismo que promove o turismo sul-africano perspectiva um crescimento nas viagens turísticas de angolanos para a África do Sul, mesmo em tempo de crise. O Turismo Sul-Africano realizou na última semana de Agosto um seminário em Luanda, em que pôs frente-a-frente agentes turísticos angolanos e sul-africanos.
Nesse seminário, trinta agentes de turismo participaram num concurso, no qual os primeiros 18 finalistas que concluíram o curso com sucesso, dentro do tempo estipulado, devem usufruir de um turismo familiar oferecido pela equipa do Turismo Sul-Africano. A viagem está programada para o mês de Fevereiro de 2016 e, no âmbito da programação, vai ser realizado nesse período um novo seminário em Joanesburgo, em que participam outros operadores do turismo sul-africano que não puderam estar presente no evento que teve lugar em Luanda.
No encontro ficou patente o interesse dos agentes da África do Sul em estender as suas actividades a Angola, atestou Evelyn Mahlaba. “O facto de as cadeias de hotéis participarem em iniciativas e acções noutros países mostra que estão dispostos a explorar potenciais oportunidades de investimento.” Evelyn Mahlaba avançou que o continente africano está actualmente maduro para receber investimento de todas as empresas. Porém, recomendou, decisões como estas levam o seu tempo a ser concretizadas.
Actualmente, o sector do turismo mundial passa por um momento difícil, causado pelas dificuldades económicas que os países enfrentam. Os consumidores acabam por ser pressionados financeiramente e reflectem bastante antes de tomar alguma decisão. Ainda assim, o último relatório da Organização Mundial do Turismo refere que o sector deve contribuir, até ao final deste ano, com um crescimento de 3,7 por cento para o Produto Interno Bruto (PIB) mundial e vai criar mais 2,6 por cento de empregos. A organização adianta que o turismo mundial cresceu pelo quinto ano consecutivo, mas ressalvou que “os actos terroristas como os que aconteceram na Tunísia e no Quénia vão ter consequências imprevisíveis” na actividade futura.