Mercado de Capitais beneficia sistema financeiro
O surgimento do Mercado de Capitais vai beneficiar o sistema financeiro angolano, bem como colocar ao alcance dos bancos comerciais soluções de gestão de riscos financeiros inerentes à actividade, considerou hoje (quinta-feira), em Luanda, o presidente do Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), Archer Mangueira.
“O Mercado de Capitais coloca ao alcance dos bancos comerciais e de outras instituições financeiras, soluções eficazes e confiáveis para que possam manter capitais próprios adequados ao perfil do risco a que os seus balanços se encontrem expostos”, sublinhou o responsável.
Ao intervir na cerimónia de abertura do IV Fórum Banca, realizado pelo semanário de economia “Expansão”, cujo tema para esta edição recaiu sobre a relação entre o sector bancário e o Mercado de Capitais, Archer Mangueira disse que as soluções propostas por esta instituição pública podem facilitar a gestão líquida dos bancos, aliviando a pressão sobre as facilidades de liquidez disponibilizadas pelo Banco Nacional de Angola (BNA).
Com o tema “A Banca e o Mercado de Capitais”, o IV Fórum Banca reuniu a elite financeira do país, os três reguladores que fazem a supervisão dos mercados e ainda membros do Executivo.
A intenção do debate é contribuir para um mercado de capitais moderno em Angola, bem como procurar resposta de que forma as instituições financeiras podem ajudar a criar uma bolsa de valores, financiando a economia e o desenvolvimento do país.