Mercado do crude vive fase instável

Fotografia: AFP

Fotografia: AFP

Os preços do petróleo para entrega em Fevereiro subiram 3,00 por cento ontem no mercado internacional, com o Brent a aumentar 1,64 por cento, para 37,89 dólares e o West Texas Intermediate (WTI) 1,30 por cento, para 38,32 dólares.

O aumento é atribuído pelos analistas de mercado à tensão entre a Arábia Saudita e o Irão e aos temores sobre possíveis falhas no fornecimento de petróleo devido a essa crise.
Analistas acreditam que qualquer tensão religiosa naquela região pode influenciar o curso dos acontecimentos, causando possíveis atrasos na oferta de petróleo, “que começou o ano em recuperação, com os mercados asiáticos a reagirem a receios de que as tensões geopolíticas no Médio Oriente possam ameaçar o fornecimento de petróleo”, disse Bernard Aw, da IG Markets de Singapura.
O chefe de pesquisa de mercados de matérias-primas da companhia internacional de consultoria Nomura Holdings, Gordon Kwan, afirmou que “a curto prazo, a tensão crescente terá um efeito positivo sobre os preços do petróleo, mas o mercado precisa de uma restauração real do equilíbrio da oferta e da procura para uma recuperação das cotações do crude sustentável e de longo prazo”.
Este analista considerou que se o conflito continuar e os preços do petróleo começarem a subir de forma constante, países produtores com custos de produção elevados, como os Estados Unidos e a Rússia, devem aumentar a produção de petróleo.
As relações entre o Irão e a Arábia Saudita deterioraram-se depois da execução do clérigo xiita Sheikh Nimr al-Nimr na Arábia Saudita, um crítico da monarquia saudita, com outras 46 pessoas condenadas por terrorismo.
A Arábia Saudita cortou relações com o Irão no domingo, devido aos ataques contra as suas missões diplomáticas neste país.

FacebookTwitterGoogle+