MENSAGEM DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA POR OCASIÃO DO 23 DE MARÇO, DIA DA LIBERTAÇÃO DA ÁFRICA AUSTRAL

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO FOTO: CEDIDA

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO
FOTO: CEDIDA

Povo angolano,

Neste dia 23 de Março, consagrado como o Dia da Libertação da África Austral, comemoramos mais um aniversário da histórica Batalha do Cuito Cuanavale, onde as forças armadas do regime sul-africano do apartheid sofreram uma vergonhosa derrota. Este facto não só quebrou o mito de invencibilidade e da política de supremacia da raça vigente na África do Sul, como acelerou a implementação da Resolução 435 do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a Independência da Namíbia, que viria a ocorrer efectivamente a 21 de Março de 1990.

A memorável batalha em solo angolano precipitou também o colapso do regime do apartheid e a realização de eleições que deram a vitória ao governo democrático de maioria negra do ANC. África viu-se assim livre do regime mais odiado no mundo, depois da derrota do nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial.

Caros Compatriotas,

Nesta ocasião, gostaria de render homenagem a todos os valorosos combatentes de todas as batalhas, particularmente os angolanos, cubanos e russos, pelos enormes sacrifícios consentidos durante os meses de combates que culminaram com a vitória aos 23 de Março de 1988.

JOÃO MANUEL GONÇALVES LOURENÇO

PRESIDENTE DA REPÚBLICA

FacebookTwitterGoogle+